SóProvas


ID
3242782
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Referente aos tipos de reações de testes bioquímicos, analise as afirmativas abaixo.

I. Reação de ponto final: a quantidade de produto formado reflete a reação de todo o analito presente na amostra.
II. Reação cinética de dois pontos: reação que, após um período de estabilização adquire velocidade constante que se mantém enquanto existir substrato. Medição é realizada na fase constante.
III. Reação cinética de tempo fixo: após o intervalo cinético estabelecido, a reação é interrompida e a leitura é realizada.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Reação de Ponto Final - As reações de aglutinação, turvação ou precipitação são, em muitas situações, reações de ponto final, mas o termo é especialmente dedicado àquelas reações que formam um produto cuja concentração chega a um ponto máximo, permanecendo inalterada por um determinado tempo em função da estabilidade do produto formado. Estas reações podem ser colorimétrica ou ultravioleta. Um número bastante elevado de ensaios utiliza as reações de ponto final onde a concentração do produto formado é medida fotometricamente. Podemos mencionar alguns exemplos, como as determinações químicas ou enzimáticas de albumina, colesterol, glicose e triglicérides. 

    Reação Cinética de Dois Pontos - As reações cinéticas são geralmente aplicadas nas determinações de atividade de enzimas. As reações cinéticas de dois pontos podem ser utilizadas para diminuir o tempo de reação, minimizar a ação de interferentes ou estender a linearidade do sistema analítico

    Reação Cinética de Tempo Fixo - As reações cinéticas de tempo fixo requerem um rigoroso controle do tempo e da temperatura de incubação, para que os resultados tenham a qualidade esperada. Um dos erros mais comuns neste tipo de reação ocorre no controle do tempo de incubação. Deve-se marcar o tempo no momento em que a amostra entra em contato com o substrato, que já deve estar na temperatura de incubação, isto é, dentro do banho-maria. Quando houver várias amostras a serem dosadas, pipetá-las com intervalos de tempo, 10 a 15 segundos. Quando o tempo se completar, interromper a reação com os mesmos intervalos.