SóProvas


ID
3243442
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A técnica de auditoria mediante a qual se obtém, perante terceiros, a verificação de uma informação mais confiável que a disponível no âmbito interno da entidade é a

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    Segundo a NBC TA 500 (R1) – EVIDÊNCIA DE AUDITORIA

    [...]

    Confirmação externa

    A22. Uma confirmação externa representa evidência de auditoria obtida pelo auditor como resposta escrita de terceiro (a parte que confirma) ao auditor, em forma escrita, eletrônica ou em outra mídia. Os procedimentos de confirmação externa frequentemente são relevantes no tratamento de afirmações associadas a certos saldos contábeis e seus elementos. Contudo, as confirmações externas não precisam se restringir apenas a saldos contábeis.

    Por exemplo, o auditor pode solicitar confirmação de termos de contratos ou transações da entidade com terceiros; a solicitação de confirmação pode ser planejada para perguntar se foram efetuadas quaisquer modificações no contrato e, em caso afirmativo, quais são os detalhes relevantes. Os procedimentos de confirmação externa também são utilizados para a obtenção de evidência de auditoria a respeito da ausência de certas condições, por exemplo, a ausência de acordo paralelo (side agreement) que possa influenciar o reconhecimento da receita. Ver NBC TA 505 para orientação adicional. 

    Acrescentando, trago à baila o que lecionam Claudenir Brito e Rodrigo Fontenelle:

    Circularização (confirmação externa)

    "Consiste na confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade. No planejamento dos trabalhos, a equipe deve considerar as partes externas que podem ser circularizadas e os objetivos de fiscalização que poderão ser satisfeitos pela circularização.

    Esse procedimento só tem validade para comprovação de auditoria quando o gestor/dirigente, ligado ao assunto a comprovar, tem participação no processo, porém ficam a remessa e a obtenção das respostas aos pedidos circularizados sob controle do auditor.

    A primeira condição deve-se ao fato de o auditor não ter poderes para assinar ou solicitar pedido de confirmação pelo órgão/entidade. A segunda é para evitar que haja influência ou modificação, por parte do auditado, dos dados ou respostas dos itens objetos do processo de circularização".

    Brito, Claudenir - Auditoria privada e governamental : teoria de forma objetiva e questões comentadas.

  • A confirmação externa ( ou circularização) visa obter uma evidência escrita para confirmar informações com terceiros também conhecedores da transação. Exemplo: confirmar o saldo de contas a receber diretamente com os devedores e o contas a pagar diretamente com os fornecedores. É mais confiável, pois é obtida de terceiro.