-
GABARITO: LETRA B
(F) Nas comunicações oficiais é obrigatório o uso do tratamento "Doutor" ? incorreto, correção (=Evite-se o uso de ?doutor? indiscriminadamente. O tratamento por meio de Senhor confere a formalidade desejada).
(V) O emprego do superlativo "ilustríssimo" fica dispensado para as autoridades que recebem o tratamento ? correto, em comunicações oficiais, está abolido o uso de Digníssimo (DD) e de Ilustríssimo (Ilmo.)
(V) Nas comunicações dirigidas ao Papa, o vocativo a ser utilizado é "Santíssimo Padre" ? correto, Papa: Vossa Santidade (V.S) ? Vocativo: Santíssimo Padre.
(F) Respeitosamente é um fecho de correspondência utilizada para autoridades com igual hierarquia ? incorreto, hierarquia superior eu respeito (=respeitosamente), mesma hierarquia ou inferior eu tenho atenção (=atenciosamente).
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Gabarito: B
a) Para autoridades de hierarquia superior a do remetente, inclusive o Presidente da República: Respeitosamente.
b) Para autoridades de mesma hierarquia, de hierarquia inferior ou demais casos: Atenciosamente.
-
GABARITO: LETRA B
COMPLEMENTANDO:
Fechos para comunicações:
O fecho das comunicações oficiais objetiva, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, saudar o destinatário. Os modelos para fecho anteriormente utilizados foram regulados pela Portaria no 1, de 1937, do Ministério da Justiça, que estabelecia quinze padrões. Com o objetivo de simplificá-los e uniformizá-los, este Manual estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial:
a) Para autoridades de hierarquia superior a do remetente, inclusive o Presidente da República:
Respeitosamente,
b) Para autoridades de mesma hierarquia, de hierarquia inferior ou demais casos:
Atenciosamente,
Ficam excluídas dessa fórmula as comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras, que atendem a rito e tradição próprios.
FONTE: MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 3ª EDIÇÃO.