SóProvas


ID
3244756
Banca
IDIB
Órgão
CREMERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Nas comunicações oficiais:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    a) Se o seu signatário for pessoa do sexo feminino, o pronome de tratamento não flexiona o gênero. Errado (flexiona em gênero)

    b) Deve ser utilizado o termo "Digníssimo", pois este é o termo correto para tratar um ocupante de cargo público. Errado (Foram abolidos o uso de Digníssimo e de Ilustríssimo.)

    c) Deve conter o nome e o cargo da autoridade que as expede, excluindo-se as assinadas pelo Presidente da República. (Gabarito)

    d) Os pronomes de tratamento se referem à segunda pessoa gramatical (a pessoa com quem se fala, ou a quem se dirige uma comunicação), por isso a concordância fica na segunda pessoa. Errado (Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala), levam a concordância para a terceira pessoa.)

  • 4.2.2 Signatárias do sexo feminino Na identificação do signatário, o cargo ocupado por pessoa do sexo feminino deve ser flexionado no gênero feminino.

    Exemplos: Ministra de Estado Secretária-Executiva interina Técnica Administrativa Coordenadora Administrativa 

    ----

    5.1.8 Identificação do signatário

    Excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais comunicações oficiais devem informar o signatário segundo o padrão:

    a) nome: nome da autoridade que as expede, grafado em letras maiúsculas, sem negrito. Não se usa linha acima do nome do signatário; b) cargo: cargo da autoridade que expede o documento, redigido apenas com as iniciais maiúsculas. As preposições que liguem as palavras do cargo devem ser grafadas em minúsculas; e

    c) alinhamento: a identificação do signatário deve ser centralizada na página. Para evitar equívocos, recomenda-se não deixar a assinatura em página isolada do expediente. Transfira para essa página ao menos a última frase anterior ao fecho.

    Exemplo: (espaço para assinatura) NOME Ministro de Estado Chefe da Casa Civil da Presidência da República 

  • GABARITO: LETRA C

    Identificação do signatário:

    Excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais comunicações oficiais devem informar o signatário segundo o padrão:

    a) nome: nome da autoridade que as expede, grafado em letras maiúsculas, sem negrito. Não se usa linha acima do nome do signatário;

    b) cargo: cargo da autoridade que expede o documento, redigido apenas com as iniciais maiúsculas. As preposições que liguem as palavras do cargo devem ser grafadas em minúsculas; e

    c) alinhamento: a identificação do signatário deve ser centralizada na página. Para evitar equívocos, recomenda-se não deixar a assinatura em página isolada do expediente. Transfira para essa página ao menos a última frase anterior ao fecho. 

    FONTE:  MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 3ª EDIÇÃO.  

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento acerca dos pronomes de tratamento na redação oficial.

    a) De acordo com o Manual de Redação, quanto aos adjetivos referidos aos pronomes de tratamento, o gênero gramatical deve coincidir com o sexo da pessoa a que se refere, e não com o substantivo que compõe a locução. Sendo assim, a afirmação presente nesta alternativa está incorreta.
    b) Em comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento "Digníssimo", pois a dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessária sua repetida evocação. Assim, a afirmação presente nesta alternativa está incorreta.
    c) Conforme orientação do Manual de Redação, excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais comunicações oficiais devem informar o nome e o cargo do signatário. Dessa forma, é possível inferir que esta alternativa está correta.
    d) O manual explicita que os pronomes de tratamento apresentam certas peculiaridades quanto às concordâncias verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala), levam a concordância para a terceira pessoa. Sendo assim, a afirmação presente nesta alternativa está incorreta.

    Gabarito: Letra C
  • Os pronomes de tratamento se refere a segunda pessoa, mas deve concordar em terceira.