SóProvas


ID
324565
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação às redes de computadores, julgue os seguintes itens.

As redes padrão Ethernet/IEEE802.3 utilizam com disciplina de acesso ao meio o Carrier Sense Medium Access com Collision Avoidance.

Alternativas
Comentários
  • Carrier sense multiple access with collision avoidance (Acesso múltiplo com verificação de portadora com anulação/prevenção de colisão).

    O nome do CSMA/CA está incorreto, se colocassem o nome acima na afirmativa a frase estaria correta.

    tabela IEEE
    referencia: http://www.gostodeler.com.br/materia/8282/padrao_ieee_802.html
  • o CSMA/CA atualmente relaciona-se ao padrão wireless 802.11
  • CSMA/CA - Carrier sense multiple access with collision avoidance (Acesso múltiplo com verificação de portadora com anulação/prevenção de colisão): A estação ao transmitir um pacote avisa que vai transmitir e avisa quanto tempo irá demorar para finalizar a transmissão, assim as outras estações não irão transmitir pois entendem que o canal de transmissão está sendo utilizado por outra máquina.

    CSMA/CD - Carrier Sense Multiple Access with Collision Detection (Acesso múltiplo com verificação de portadora com anulação/prevenção de colisão): Identifica quando o meio está livre para transmissão. No momento em que a transmissão é iniciada a estação "escuta" o meio enquanto transmite, caso alguma colisão seja detectada a transmissão é interrompida e um sinal é enviado para sinalizar que houve uma colisão. Após isso a estação espera por um período aleatório para retransmitir, evitando colisões sucessivas.
  • Errado- Carrier Sense Multiple Access/Collision Avoidance- CSMA-CA é um padrão de transmissão que evita colisões de packets em vez de detectá-los (CSMA/CD) e é usado em WIreless Ethernet (802.11) & Apple's LocalTalk.
  • A justificativa da questão é muito simples:
    Ethernet utiliza o CSMA/CD como acesso ao meio e não CSMA/CA.
  • Protocolo CSMA (Carrier Sense Multiple Access) -> escutam a portadora.
    persistente -> a estação fica ouvindo o meio até este ficar desocupado. Aí a estação transmite.
    não-persistente -> a estação escuta o meio. Se o canal já estiver sendo utilizado, a estação não permanecerá continuamente ouvindo o meio. Ela aguarda um intervalo de tempo aleatório para tentar transmitir novamente.
    CSMA/CD (Carrier Sense Multiple Access with Collision Detection - Detecção de colisão) -> se duas ou mais estações decidirem transmitir simultaneamente, haverá uma colisão. Após detectar a colisão, uma estação cancela sua transmissão, espera um tempo aleatório e, em seguida, tenta novamente.
    CSMA/CA (Carrier Sense Multiple Access with Collision Avoidance - Abstenção de colisão) -> admite dois métodos de operação. Um deles se baseia no MACAW. Quando a estação quer transmitir, ela envia um quadro RTS para a estação destino solicitando permissão para enviar um quadro. Se B decidir receber o quadro, ele envia um quadro CTS de volta para a estação transmissora. Depois que um canal é adquirido com o uso de RTS e CTS, vários fragmentos podem ser enviados em sequência (rajada de fragmentos).
  • GABARITO ERRADO!

    .

    .

    A Ethernet clássica utiliza o algoritmo CSMA/CD 1-persistente. Esse descritor só significa que as estações sentem o meio quando elas têm um quadro para transmitir e o enviam assim que o meio se torna desocupado. Elas monitoram o canal em busca de colisões enquanto transmitem. Se houver uma colisão, elas cancelam a transmissão com um curto sinal de interferência e retransmitem após um intervalo aleatório.

    .

    .

    Redes de Computadores, Andrew S. Tanenbaum, 5ª edição.

  • As redes padrão Ethernet/IEEE802.3 utilizam com disciplina de acesso ao meio o Carrier Sense Medium Access com Collision Avoidance.

    Usa CSMA/CD.

  • Ethernet = detecta a colisão

    Wi-fi = evita a colisão