SóProvas


ID
3246931
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SES-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Programa de Controle de Infecção Hospitalar (PCIH) é um conjunto de ações desenvolvidas com vistas à redução máxima possível da incidência e da gravidade das infecções hospitalares. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • infecção comunitaria é adquirida em ambientes nao hospitalar

  • portaria 2616 12 de maio de 1998

    2.5.1.3. 1 Para fins desta Portaria, consideram-se pacientes críticos:

    2.5.1.3.1.1 pacientes de terapia intensiva (adulto, pediátrico, e neonatal);

    2.5.1.3.1.2 pacientes de berçário de alto risco;

    2.5.1.3.1.3 pacientes queimados;

    2.5.1.3.1.4 pacientes submetidos a transplantes de órgãos;

    2.5.1.3.1.5 pacientes hemato-oncológicos;

    2.5.1.3.1.6 pacientes com Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.

    1.1 - Infecção comunitária (IC):

    1.1.1 - é aquela constatada ou em incubação no ato de admissão do paciente, desde que não relacionada com internação anterior no mesmo hospital.

    1.1.2 São também comunitárias:

    1.1.2.1 - a infecção que está associada com complicação ou extensão da infecção já presente na admissão, a menos que haja troca de microrganismos com sinais ou sintomas fortemente sugestivos da aquisição de nova infecção;

    1.1.2.2 a infecção em recém-nascido, cuja aquisição por via transplacentária é conhecida ou foi comprovada e que tornou-se evidente logo após o nascimento (exemplo: herpes simples, toxoplasmose, rubéola, citomegalovirose, sífilis e AIDS);

    1.1.2.3 as infecções de recém-nascidos associadas com bolsa rota superior a 24 (vinte e quatro) horas.

  • Antes de analisar a questão, gostaria enfatizar que é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Infecção Hospitalar.

    De acordo com a PORTARIA Nº 2616, DE 12 DE MAIO DE 1998 que institui o Programa de Controle de Infecção Hospitalar (PCIH) é um conjunto de ações desenvolvidas com vistas à redução máxima possível da incidência (novos casos) e da gravidade das infecções hospitalares.

    Para a adequada execução do PCIH os hospitais deverão constituir Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), órgão de assessoria à autoridade máxima da instituição e de execução das ações de controle de infecção hospitalar.

    A) CORRETA. A lavagem das mãos é a fricção manual vigorosa de toda a superfície das mãos e punhos, utilizando-se sabão/detergente, seguida de enxágüe abundante em água corrente. É, SEM DUVIDA ALGUMA, a ação mais importante para a prevenção e controle das infecções hospitalares.

    B) INCORRETO. Pacientes queimados SÃO considerados pacientes críticos para infecção hospitalar. DEVIDO A EXPOSIÇÃO QUE A QUEIMADURA CAUSA.

    C) INCORRETO. As cirurgias contaminadas são aquelas em que OCORREM penetrações nos tratos digestivo, respiratório ou urinário, POIS ESSES TRATOS SÃO CONTAMINADOS COM MICROORGANISMOS DA FLORA RESIDENTE.

    D) INCORRETO. O uso de luvas NÃO dispensa a lavagem das mãos antes dos procedimentos cirúrgicos. AS LUVAS SERVEM APENAS PARA PROTEGER OS PROFISSIONAIS, MAS NUNCA DEVEMOS ESQUECER QUE A HIGIENE DAS MÃOS PROTEGE PROFISSIONAIS E PACIENTES.

    E) INCORRETO. Infecção HOSPITALAR é aquela adquirida após a admissão do paciente e que se manifeste durante a internação ou após a alta, quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares.

    Gabarito do Professor: Letra A.