SóProvas


ID
3247612
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Nas questões que avaliem conhecimentos de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que:  todos  os  programas mencionados estejam em  configuração‐padrão, em  português;  o mouse esteja configurado para  pessoas  destras;  expressões  como  clicar,  clique  simples  e  clique  duplo  refiram‐se  a  cliques  com  o  botão  esquerdo  do mouse;  teclar  corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá‐la, acionando‐a apenas uma vez. Considere também que  não  haja  restrições  de  proteção,  de  funcionamento  e  de  uso  em  relação  aos  programas,  arquivos,  diretórios,  recursos  e  equipamentos mencionados.  

A maioria dos sistemas de gerenciamento de memória utiliza técnicas de swapping ou de paginação. Com relação às técnicas de swapping, julgue os itens a seguir.

I Os processos são movidos entre a memória principal e a secundária (tipicamente disco) durante a execução.
II Os processos permanecem fixos na memória primária, sendo movidos apenas uma vez da memória cache para os registradores.
III Criam um espaço no disco, de tamanho fixo, para funcionar como uma extensão da memória ROM.
IV São usadas em todos os sistemas com memória virtual para agilizar o acesso do processador às informações do disco.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A técnica de swapping consiste em transferir temporariamente um processo da memória para o disco do computador e depois carregá-lo novamente em memória.
  • Swapping significa justamente mudar de um lugar para o outro.
  • II - Lhufas, Memoria PRINCIPAL e SECUNDÁRIA

    III - Está descrevendo a MEMÓRIA VIRTUAL

    Lembrando que existem duas definições para MEMÓRIA VIRTUAL

    - Memória Virtual = Porção do disco onde eu faço trocas, arquivo hospedado no disco rígido da máquina.

    - TÉCNICA de Memória Virtual = Parte do Processo é transferida, ele resume a memória principal a um grande e uniforme array de armazenamento, separando a memória física da memória lógica visualizada pelo usuário.

    IV = Não agiliza nada as vezes até degrada a performance.

    GABARITO B

     

    6.2 - Swapping

    - Permite a troca de processos entre a memória principal e a secundária (swap out e swap in). Visa dar maior taxa de utilização (THROUGHPUT) à memória principal, melhorando seu compartilhamento, TODO PROCESSO VAI. O tempo de mudança de contexto nesse sistema de permuta é bem alto

    - Toda vez que um programa precisa ser alocado para execução e não há espaço na memória principal, o sistema operacional escolhe entre os processos alocados que não tem previsão de utilizar a CPU nos próximos instantes, e “descarrega” este processo da memória para uma área especial em disco, chamada arquivo de swap, onde o processo fica armazenado temporariamente. Durante o tempo em que o processo fica em swap, o outro que necessitava de memória entra em execução ocupando o espaço deixado pelo que saiu.

    CTRL C e CTRL V do meu resumo baseado no TANENBAUM e SILBERSCHATZ.