SóProvas


ID
3249331
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O fragmento de texto a seguir faz uma breve análise acerca da crise da República Oligárquica no Brasil.
“ O fato de Washington Luís (1869-1957), presidente da República de 1926 a 1930, não abrir mão de um candidato paulista para a sua sucessão, ajudou a organizar a oposição à oligarquia cafeicultora paulista. Como era a vez de um presidente mineiro no rodízio, a insistência de Washington Luís no nome do paulista Júlio Prestes (1882-1946), levou ao lançamento de um candidato de oposição. O rompimento de Minas Gerais com São Paulo foi decisivo para os acontecimentos políticos que se seguiram (...).

” VIANNA, Marly de Almeida Gomes. IN. Revista de História da Biblioteca Nacional. 26/10/2010.

O fato histórico descrito acima, conhecido como o fim da Política do Café com Leite, prática política que chegou a predominar durante boa parte da Primeira República no Brasil (1889 - 1930), promoveu vários impactos na vida política, econômica e social brasileira.
Um desses impactos vem a ser:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B

  • a organização da Aliança Liberal, que, além das oligarquias mineiras, também contava com a presença das oligarquias do Rio Grande do Sul e da Paraíba, com o Partido Democrata Paulista e com parte dos membros que participaram do Tenentismo.

    Obviamente, visto que, logo após, o rompimento da elite de SÃO PAULO com o revezamento do poder com MG, houve algumas alianças entre essas a principal foi a ALIANÇA LIBERAL, a qual está os membros são os mencionados acima.

  • aliança liberal formada pelos governadores de minas gerais (antonio carlos), rio g do sul (saudosíssimo getulio vargas) e paraíba com seu forte influente nordestino joao pessoa (n refiro-me a capital)

    bons estudos pequenos gafanhotos, qualquer duvida manda e qualquer erro me corrijam