SóProvas


ID
3250879
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

Sobre o custeio do Regime Geral de Previdência Social, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • (A) ERRADA. O conteúdo da assertiva é verdadeiro. A assertiva está de acordo com o disposto no art. 24 da Lei 8.212/91.

    (B) ERRADA. O conteúdo da assertiva é verdadeiro. A assertiva está de acordo com o disposto no art. 56 da Lei 8.212/91. (CABE RECURSO-TROCA AS LEIS 8213 E 8212)

    (C) ERRADA. O conteúdo da assertiva é verdadeiro. A assertiva está de acordo com o disposto no art. 47, § 5º, da Lei 8.212/91 c/c as alíneas do § 6º do mesmo artigo.

    (D) ERRADA. O conteúdo da assertiva é verdadeiro. A assertiva está de acordo com o disposto no art. 45-A da Lei 8.212/91.

    (E) CORRETA. O conteúdo da assertiva é falso. Segundo o art. 30, §4º, da Lei 8.212/91, na hipótese de o contribuinte individual prestar serviço a uma ou mais empresas, poderá deduzir, da sua contribuição mensal, quarenta e cinco por cento da contribuição da empresa, efetivamente recolhida ou declarada, incidente sobre a remuneração que esta lhe tenha pago ou creditado, limitada a dedução a nove por cento do respectivo salário-de-contribuição.

    FONTE: DIREÇÃO CONCURSOS-Ivan Kertman

  • § 4  Na hipótese de o contribuinte individual prestar serviço a uma ou mais empresas, poderá deduzir, da sua contribuição mensal, quarenta e cinco por cento da contribuição da empresa, efetivamente recolhida ou declarada, incidente sobre a remuneração que esta lhe tenha pago ou creditado, limitada a dedução a nove por cento do respectivo salário-de-contribuição.

    Traduzindo este artigo: sabemos que, quando o segurado contribuinte individual presta serviço à empresa, essa ficará responsável pela contribuição de 20% sobre sua remuneração (Art.22 III da lei 8.212), daí, este CI que prestou o serviço à empresa, pode pegar 45% desses 20%, que já foram recolhidos pela empresa (ou seja, 20% de 45% = 9%) e abater sobre os seus próprios 20% que devem ser recolhidos, dessa forma ele (o CI) precisará recolher 11%.

  • Meu Deus ! A letra C não é uma alternativa e sim um texto.

    A fim de que tudo isso FCC?

  • Ainda bem que não fiz essa prova

  • Eu deixo as alternativas maiores por ultimo, vou lendo as menores e eliminando.

  • A fim de encontrarmos a resposta correta, iremos analisar cada uma das alternativas a seguir:

    A) a contribuição do empregador doméstico incidente sobre o salário de contribuição do empregado doméstico a seu serviço é de 8%; e 0,8% para o financiamento do seguro contra acidentes de trabalho. 

    A letra "A" está certa e de acordo com a legislação abaixo, porém, a banca solicitou a alternativa incorreta, por isso a letra "A" não é o gabarito da questão.

    Art. 24 da Lei 8.212|91  A contribuição do empregador doméstico incidente sobre o salário de contribuição do empregado doméstico a seu serviço é de:     
              
    I - 8% (oito por cento); e   II - 0,8% (oito décimos por cento) para o financiamento do seguro contra acidentes de trabalho.         
    Parágrafo único.  Presentes os elementos da relação de emprego doméstico, o empregador doméstico não poderá contratar microempreendedor individual de que trata o art. 18-A da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, sob pena de ficar sujeito a todas as obrigações dela decorrentes, inclusive trabalhistas, tributárias e previdenciárias.             

    B) a inexistência de débitos em relação às contribuições devidas ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a partir da publicação da Lei n° 8.213/1991, é condição necessária para que os Estados, o Distrito Federal e os Municípios possam receber as transferências dos recursos do Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE) e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), celebrar acordos, contratos, convênios ou ajustes, bem como receber empréstimos, financiamentos, avais e subvenções em geral de órgãos ou entidades da Administração direta e indireta da União. 

    A letra "B" está certa e de acordo com a legislação abaixo, porém, a banca solicitou a alternativa incorreta, por isso a letra "B" não é o gabarito da questão.

    Art. 56 da Lei 8.212|91  A inexistência de débitos em relação às contribuições devidas ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a partir da publicação desta Lei, é condição necessária para que os Estados, o Distrito Federal e os Municípios possam receber as transferências dos recursos do Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE) e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), celebrar acordos, contratos, convênios ou ajustes, bem como receber empréstimos, financiamentos, avais e subvenções em geral de órgãos ou entidades da administração direta e indireta da União. 
    Parágrafo único. Para o recebimento do Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE) e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), bem como a consecução dos demais instrumentos citados no caput deste artigo, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão apresentar os comprovantes de recolhimento das suas contribuições ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) referentes aos 3 (três) meses imediatamente anteriores ao mês previsto para a efetivação daqueles procedimentos.

    C) o prazo de validade da Certidão Negativa de Débito (CND) é de sessenta dias, contados da sua emissão, podendo ser ampliado por regulamento para até cento e oitenta dias. No entanto, independem de prova de inexistência de débito a lavratura ou assinatura de instrumento, ato ou contrato que constitua retificação, ratificação ou efetivação de outro anterior para o qual já foi feita a prova; a constituição de garantia para concessão de crédito rural, em qualquer de suas modalidades, por instituição de crédito pública ou privada, desde que o contribuinte referido em lei não seja responsável direto pelo recolhimento de contribuições sobre a sua produção para a Seguridade Social; a averbação prevista em lei, relativa a imóvel cuja construção tenha sido concluída antes de 22 de novembro de 1966; o recebimento pelos Municípios de transferência de recursos destinados a ações de assistência social, educação, saúde e em caso de calamidade pública, e a averbação da construção civil localizada em área objeto de regularização fundiária de interesse social. 

    A letra "C" estaria certa com a redação anterior e não seria o gabarito da questão. Observem MP 927|2020:

    Art. 47 da Lei 8.212|91  É exigida Certidão Negativa de Débito-CND, fornecida pelo órgão competente, nos seguintes casos: 
    § 5º  O prazo de validade da certidão expedida conjuntamente pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil e pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional do Ministério da Economia, referente aos tributos federais e à dívida ativa da União por elas administrados, será de até cento e oitenta dias, contado data de emissão da certidão, prorrogável, excepcionalmente, em caso de calamidade pública, pelo prazo determinado em ato conjunto dos referidos órgãos.   (Redação dada pela Medida Provisória nº 927, de 2020)

    D) o contribuinte individual que pretenda contar como tempo de contribuição, para fins de obtenção de benefício no Regime Geral de Previdência Social ou de contagem recíproca do tempo de contribuição, período de atividade remunerada alcançada pela decadência deverá indenizar o INSS.

    A letra "D" está certa e em conformidade com a legislação abaixo, por isso não é o gabarito da questão que busca a alternativa incorreta. Observem:

    Art. 45-A da lei 8.212|91  O contribuinte individual que pretenda contar como tempo de contribuição, para fins de obtenção de benefício no Regime Geral de Previdência Social ou de contagem recíproca do tempo de contribuição, período de atividade remunerada alcançada pela decadência deverá indenizar o INSS.  

    E) na hipótese de o contribuinte individual prestar serviço a uma ou mais empresas, poderá deduzir, da sua contribuição mensal, cinquenta por cento da contribuição da empresa, efetivamente recolhida ou declarada, incidente sobre a remuneração que esta lhe tenha pago ou creditado, limitada a dedução a nove por cento do respectivo salário-de-contribuição.

    A letra "E" é o gabarito da questão porque é a alternativa incorreta, uma vez que violou a legislação que menciona a redução de quarenta e cinco por cento da contribuição da empresa.

    Art. 30 da Lei 8.212|91
     § 4o Na hipótese de o contribuinte individual prestar serviço a uma ou mais empresas, poderá deduzir, da sua contribuição mensal, quarenta e cinco por cento da contribuição da empresa, efetivamente recolhida ou declarada, incidente sobre a remuneração que esta lhe tenha pago ou creditado, limitada a dedução a nove por cento do respectivo salário-de-contribuição.

    O gabarito é a letra "E".
  • GABARITO: LETRA E

    CAPÍTULO X

    DA ARRECADAÇÃO E RECOLHIMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES

    Art. 30.  § 4  Na hipótese de o contribuinte individual prestar serviço a uma ou mais empresas, poderá deduzir, da sua contribuição mensal, quarenta e cinco por cento da contribuição da empresa, efetivamente recolhida ou declarada, incidente sobre a remuneração que esta lhe tenha pago ou creditado, limitada a dedução a nove por cento do respectivo salário-de-contribuição. 

    FONTE:  LEI Nº 8.212, DE 24 DE JULHO DE 1991.  

  • Olá, pessoal! Postei a lei 8.212 completa, atualizada, revisada, com resumos e anotações (ALÉM DE OUTRAS LEIS). Terminei de atualizar e referenciar ela toda em 28/08/2021. Aqui está o link: https://youtu.be/Ur9_gE5tzuY

    Quem participa de grupo de estudos e quiser compartilhar nele, eu agradeço! Também disponibilizei link para o download dos ÁUDIOS MP3. Bons estudos a todos!

  • Atualmente o item C também está errado, pois o prazo de validade da CND é de 180 dias.

  • Desatualizada!

    Alternativa C está errada, atualmente:

    Lei 8.212/91 - Art. 47. § 5º O prazo de validade da certidão expedida conjuntamente pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil e pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional do Ministério da Economia, referente aos tributos federais e à dívida ativa da União por elas administrados, será de até 180 dias, contado da data de emissão da certidão, prorrogável, excepcionalmente, pelo prazo determinado em ato conjunto dos referidos órgãos.    

  • Quanto a alternativa C:

    § 5º O prazo de validade da certidão expedida conjuntamente pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil e pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional do Ministério da Economia, referente aos tributos federais e à dívida ativa da União por elas administrados, será de até 180 (cento e oitenta) dias, contado da data de emissão da certidão, prorrogável, excepcionalmente, pelo prazo determinado em ato conjunto dos referidos órgãos.