SóProvas


ID
3251377
Banca
IDIB
Órgão
CREMERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A respeito da relação do médico com os pacientes e familiares, é permitido ao médico:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (D)

    O que não pode é deixar de atender paciente que procure seus cuidados profissionais em casos de urgência ou emergência quando não houver outro médico ou serviço médico em condições de fazê-lo.

    Na letra D foi informado que há outro médico, portanto, o médico em questão poderá deixar de atendê-lo.

  • É VEDADO:

    Art. 33. Deixar de atender paciente que procure seus cuidados profissionais em casos de urgência ou emergência quando não houver outro médico ou serviço médico em condições de fazê-lo.

    Logo, se tiver outro médico ou serviço médico para atender, o médico pode decidir não atender o paciente.

  • A respeito da relação do médico com os pacientes e familiares, é permitido ao médico:

    A) Desrespeitar o direito do paciente ou de seu representante legal de decidir livremente sobre a execução de práticas diagnósticas ou terapêuticas, salvo em caso de iminente risco de morte; (art. 31 - Código de Ética Médica)

    B)Deixar de usar todos os meios disponíveis de promoção de saúde e de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, cientificamente reconhecidos e a seu alcance, em favor do paciente; (art.32 - Código de Ética Médica )

    C) Deixar de atender paciente que procure seus cuidados profissionais em casos de urgência ou emergência se houver outro médico ou serviço médico em condições de fazê-lo; (art.33 - Código de Ética Médica ). Correta

    D) Deixar de informar ao paciente o diagnóstico, o prognóstico, os riscos e os objetivos do tratamento, salvo quando a comunicação direta possa lhe provocar dano, devendo, nesse caso, fazer a comunicação a seu representante legal. (art.34 - Código de Ética Médica )

  • A letra D trata de vedação ao médico e não direito.