SóProvas


ID
3252655
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na década de 50, Abraham Maslow afirmou que a Psicologia se desenvolveu e, contemporaneamente, se estabeleceu, em quatro grandes Forças, isto é, grandes correntes ou movimentos congregadores de teorias, escolas, estudiosos e praticantes da ciência psicológica. Acerca desse tema, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Acredito que haja um equívoco na questão. A primeira força da psicologia a surgir é a psicanálise, no ano de 1900, tendo como marco a publicação do livro "A Interpretação dos Sonhos". Já o Behaviorismo, irá surgir posteriormente, no ano de 1913, com a publicação do artigo (manifesto) intitulado " A Psicologia como um comportamentalista a vê."

  • Acredito que a questão esteja errada, pois a primeira força é a psicanalise que surgiu em 1900.

  • Primeira vez que vejo isso. Creio que a sequência seja esta: Psicanálise, Behaviorismo, humanismo...

  • Pensei q a primeira força fosse a psicanálise, mas na vdd é o behaviorismo

  • Esse gabarito está completamente equivocado.
  • Esse Gabarito está errado. Não tem como.
  • Esse autor ajuda a entender

    Resumo do texto “A Psicologia e suas quatro forças” do autor Alexandre Pedraso

                                                                                          

               O “A Psicologia e suas quatro forças”, com autoria de Alexandre Pedraso, de uma forma dinâmica possibilita uma boa reflexão sobre os diversos significados da psicologia e chama atenção para a Psicologia vista como uma área de conhecimento e pontua dois eixos: “estudo dos estados e processos mentais” e “estudo do comportamento humano ou animal”. Freud, em meados de 1900, iniciou a divisão desses dois eixos. Muitos questionamentos surgiram, novas visões e perspectivas e hoje temos uma psicologia, segundo o autor, que se apresenta em três grandes correntes (Behaviorismo, Psicanálise e Humanista) e uma quarta que surgiu na tentativa de unir as três anteriores (Transpessoal). O texto versa sobre essas quatro forças da psicologia.

               A primeira força mencionada pelo autor é o Behaviorismo, também conhecida como Comportamentalismo. Essa teoria possui um método de investigação psicológica bem objetivo e propõe que o objeto de estudo da psicologia seja o comportamento. Essa corrente manteve esforços para que a psicologia fosse reconhecida pela ciência, por isso focou em um método objetivo e mensurável.

    Enquanto o Behaviorismo se desenvolvia a Gestalt também ganhava fôlego com vertentes estadunidenses. No entanto, assim como o behaviorismo, esta foi considerada reducionista, apesar de que vale ressaltar a grande contribuição do behaviorismo para que a psicologia fosse reconhecida como ciência.

               A segunda foi a Psicanálise, conhecida como teoria da alma (psique), criada por Sigmund Freud no início do século XX. Essa teoria trouxe um novo olhar para a psicologia e um novo campo de estudo com a noção do inconsciente. O referido teórico pontuava que a maior parte da psique é composta pelo inconsciente, logo, este deveria ser o objeto de estudo da psicologia. No entanto, para investigação desse campo de estudo haveria a necessidade de um novo método que não era o utilizado pela ciência com o behaviorismo. O método de investigação nessa corrente era subjetivo. A princípio utilizou o método da hipnose, mas abandonou posteriormente e adotou outros métodos subjetivos como a interpretação dos sonhos, o método da associação livre e os atos falhos ou lapsos.

    Em paralelo aos avanços do behaviorismo, no início do séc. XX, Freud publica sua primeira tópica na tentativa de sistematizar o aparelho psíquico dividindo este em três instâncias (inconsciente, pré-consciente e consciente). E na segunda década Freud publica sua segunda tópica reformulando a teoria do aparelho psíquico introduzindo o conceito de Id, Ego e Superego. A falta de rigor empírico na Psicanálise era uma das críticas que Freud sofria pelos psicólogos de sua época. 

    A terceira força é a Humanista e quarta é a Transpessoal que surge como consequência da terceira força (Humanista).