SóProvas


ID
3252688
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Maria iria se submeter ao exame psicotécnico para obtenção da carteira nacional de habilitação (CNH). Como sua cunhada era psicóloga e trabalhava numa clínica que realizava esses exames, ela a procurou pedindo ajuda, pois tinha medo de ser reprovada por se considerar muito “avoada”. A cunhada/psicóloga, disse que não poderia lhe mostrar os testes por questões éticas, mas que poderia realizar a avaliação dela na clínica em que trabalhava. Passou o nome e o endereço da clínica e orientou Maria a escolhê-la no momento da marcação do exame. Considerando esses dados, analise as assertivas abaixo.

1) O código de ética não contempla situações dessa natureza.
2) Realizar avaliação, em pessoa da família sem laço consanguíneo, não se constitui em quebra da ética.
3) A psicóloga infringiu o código de ética, pois avaliaria uma pessoa com a qual tinha vínculo pessoal.
4) O código de ética foi infringido porque a situação poderia afetar a fidelidade aos resultados da avaliação.

Está(ão) correta(s), apenas:

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO CFP Nº 010/2005 (CEPP)

    Art. 2º - Ao psicólogo é vedado:

    k. Ser perito, avaliador ou parecerista em situações nas quais seus vínculos pessoais ou profissionais, atuais ou anteriores, possam afetar a qualidade do trabalho a ser realizado ou a fidelidade aos resultados da avaliação;

    Quando à assertiva 1, tenho ressalvas, pois apesar do CEPP não abordar essa situação específica, ele trata sim de situações nas quais o vínculo possa interferir na qualidade do trabalho ou fidelidade dos resultados, qual seja, o Art. e alínea supracitados. Assim, é uma situação da natureza da referida, que é o que traz a assertiva. Logo, o meu ver, o gabarito deveria ser "e".

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    Gabarito: A

  • Maria Nascimento, se ele trata de situações nas quais o vínculo possa interferir na qualidade do trabalho ou fidelidade dos resultados, a assertiva 1 está INCORRETA, pois afirma que "O código de ética NÃO contempla situações dessa natureza"

  • Código de ética:

    Art. 2º - Ao psicólogo é vedado:

    k. Ser perito, avaliador ou parecerista em situações nas quais seus vínculos pessoais ou profissionais, atuais ou anteriores, possam afetar a qualidade do trabalho a ser realizado ou a fidelidade aos resultados da avaliação;

    Portanto, as alternativas 1 e 2 estão erradas.

    GABARITO: A