SóProvas


ID
325348
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Na normalização, o conceito que se traduz no relacionamento “muitos-para-um” entre dois conjuntos de atributos de uma determinada variável de relação, é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • Um atributo B possui uma dependência funcional do atributo A se, para cada valor do atributo A, existe exatamente um único valor do atributo B. A dependência funcional é representada por A → B.

    Exemplo: Observe os conjuntos: CPF Nome 1 - José 2 - João 3 - Rui 4 - Manoel

    Observe que existe uma dependência entre os valores dos conjuntos, ou seja, nome é função do CPF, se eu estiver com numero do CPF, poderei encontrar o nome da pessoa correspondente.


    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Banco_de_dados_relacional

  • Eu também pensei isso e acertei, mas tive uma dúvida durante a resolução da questão: Ele fala que o relacionamento entre os atributos é de "muitos-para-um", ou seja, se eu for aplicar esse caso em CPF e Pessoa, eu posso ter vários CPFs para uma Pessoa ou eu posso ter várias Pessoas para um CPF? Não. Então o que tem a ver a expressão de "muitos-para-um" se a dependência funcional é o que o colega acima falou? Para cada valor de A existe um determinado valor em B.
  • http://dc338.4shared.com/doc/bw1ZBvAt/preview.html

  • uma dependência funcional (em geral abreviada como DF) é um relacionamento de muitos-para-um entre um conjunto de atributos e outro com respeito a uma determinada variável de relação.
  • Página 289 do livro do Date sétima edição