Gabarito: Letra D
a) [ERRADO] Vírus - Propaga-se infectando cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos de um computador. O vírus depende da execução dos arquivos hospedeiros para que possa se tornar ativo e continuar o processo de infecção. Muitas vezes, recebemos um ou mais e-mails de origens que não conhecemos: nunca se deve abrir esses e-mails, pois podem conter vírus e, uma vez abertos, o vírus automaticamente propaga-se por todo o computador. Intenção de destruir, danificar...
-------------------------------------------------------------------------------------------------
b) [ERRADO] Worm - Capaz de se propagar automaticamente através de redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Diferente do vírus, o worm não embute cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, e não necessita ser executado para se propagar. A sua propagação dá-se através da exploração de vulnerabilidades existentes ou falhas na configuração de softwares instalados em computadores.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
c) [ERRADO] Spyware - Tem objetivo de monitorar atividades de um sistema e enviar as informações a terceiros. Podem ser usados de forma legítima, mas geralmente, são usados de forma dissimulada, não autorizada e maliciosa. (Espião).
-------------------------------------------------------------------------------------------------
d) [CORRETO] Firewall - é um dispositivo de uma rede de computadores que tem por objetivo aplicar uma política de segurança a um determinado ponto da rede. O firewall pode ser do tipo filtros de pacotes, proxy de aplicações, etc. Os firewalls são geralmente associados a redes TCP/IP.
OBSERVAÇÃO: Este dispositivo de segurança existe na forma de software e hardware, a combinação de ambos é chamado tecnicamente de appliance. A complexidade de instalação depende do tamanho da rede, da política de segurança, da quantidade de regras que controlam o fluxo de entrada e saída de informações e do grau de segurança desejado.
VÍRUS: são rotinas programáveis com a função de danificar aquivos ou alterar o funcionamento da máquina. Precisam de um hospedeiro, sendo os principais tipos: vírus de arquivo (substituem ou se anexam aos arquivos e detonam o programa); macrovírus (escritos em linguagem de programação macro, anexados a um documento e o destroem); mailbomb (mensagem muito grande enviada a caixa de correios); vírus mutante; ataque a senha; vírus de boot (afetam o setor de inicialização); stealth (vírus secretos que tentam desfaçar sua aparência quando analisados pelo antivírus); retrovírus (afetam o antivírus) e time bomb (programados para serem executados em hora e data específicas).
WORM: é o verme, são programas parasitas que se multiplicam criando um número indefinido de cópias.
SPYWARE: é o espião. Verifica as informações de um determinado sistema e envia para o invasor.
Então, o que sobrou de "bom" aí é o firewall, que é uma ferramenta de defesa, consistente no conjunto de procedimentos de segurança adotados na rede.