-
Errei essa questão de vacilo, mas vamos lá:
Primeiro passo é abrir a válvula de sucção e deixar a de recalque fechada, afinal a bomba precisa estar cheia de fluido, ou seja, escorvada. Após isso é só dar partida e regular a abertura da válvula de recalque!!!
Só com esse conhecimento, já definiria a alternativa C como correta !! Mas confesso que a alternativa C deveria estar mais detalhada, mas de todo jeito ao afirmar que:
"Dar partida na bomba com a válvula de recalque fechada, e depois, regular a abertura dessa válvula até atingir o ponto de operação."
Talvez esteja subentendido que a válvula de sucção já esteja aberta, enfim, a alternativa C é a que está menos errada, pode se dizer!
LETRA C
-
Por se tratar de uma bomba centrifuga, sabemos que a potencia requerida pela bomba aumenta com o aumento da vazão. Por este motivo deve-se dar partida em bombas centrifugas com a válvula de recalque fechada, quando a vazão é minima.
Por outro lado, em se tratando de bombas axiais, a partida deve ser feita com a válvula de recalque completamente aberta. Isto porque nestes tipos de válvulas a potencia requerida pela bomba diminui com o aumento da vazão.
-
Resumindo... (me corrijam se estiver errado):
Bombas Radiais - potência requerida aumenta com a vazão
Bombas helicoidais - Potência requerida DIMINUI com a vazão.
As bombas devem ser acionadas no ponto que requerem baixa potência.
Logo em bombas radiais, seguindo a curva característica, a potência mínima é com a menor vazão (válvula de recalque fechada). ALém disso a bomba deve estar escorvada (válvula de sucção aberta)
Em bombas helicoidais a válvula de recalque deve estar aberta, pois a potência é mínima com o aumento da vazão (seguindo curva característica dessas bombas).