-
Se a elasticidade-preço cruzada da demanda dos bens 1 e 2 é menor que zero, então estes bens são complementares. Quando o preço de um sobe, a demanda do outro cai.
Se a elasticidade-preço cruzada da demanda dos bens 2 e 3 é maior que zero, então estes bens são substitutos. Quando o preço de um sobe, a demanda do outro também sobe.
-
Isso, isso, isso Euronymous Concurseiro.
Eu sei gente!: comentário meu, nada a ver. É que estou muito contente de estar entendendo essa "joça".
-
Gabarito: A
Epc < 0 = Bens complementares;
Epc > 0 = Bens substitutos.
Grande abraço
-
1 e 2 são complementares
2 e 3 são substitutos
A- gabarito
B- ⬆︎ p2, ⬇ d1, ⬆︎d3
C- ⬆︎ p3, ⬆︎d2, ⬆︎d1
D- ⬆︎p1, ⬇d1, ⬇d2, ⬆︎p2, ⬆︎d3
E- ⬆︎p2, ⬇d2, ⬇d1, ⬆︎d3
-
Não entendi esse gabarito.
1 e 2 são complementares, 2 e 3 são substitutos, ok.
Se p1 aumenta, a curva de demanda como um todo do bem 2 será deslocada para a esquerda (aumento de preço do bem complementar), reduzindo p2 e q2.
A redução de p2, por sua vez, fará com que toda a curva de demanda do bem 3 se desloque também para a esquerda (redução de preço do bem substituto), reduzindo p3 e q3.
O gabarito faria sentido talvez se fosse possível admitir que, se 1 é complementar de 2, e 2 é substituto de 3, então 1 é substituto de 3.
Essa presunção é razoável? Parece-me estranha, mas sei lá.
-
Questão sobre o tema de elasticidades da teoria do consumidor na microeconomia.
Vamos analisar a proposição:
Primeira informação relevante: os três são bens normais já que a elasticidade-renda de todos é maior do que zero.
Segunda informação relevante: Os bens 1 e 2 são bens complementares já que a elasticidade-preço cruzada da demanda é menor do que zero. Elasticidade-preço cruzada mede a variação da quantidade demandada de um bem dado a variação de preço do outro bem. Assim, se o preço do bem 1 aumentar - com elasticidade-preço cruzada negativa, a quantidade demandada do bem 2 cairá assim como a do bem 1; bens complementares portanto.
Terceira informação relevante: Os bens 2 e 3 são bens substitutos já que a elasticidade-preço cruzada da demanda é maior do que zero. Assim, se a quantidade demandada do bem 2 cair - devido ao aumento do preço do bem 1, a quantidade demandada do bem 3 irá aumentar; bens substitutos portanto.
Vamos para as alternativas:
A) CERTA. Eis o gabarito, de acordo com toda a explicação e as informações relevantes acima.
B) ERRADA. A primeira parte está correta já que 1 e 2 são complementares, porém o aumento de preço do bem 2 acarretará o aumento da quantidade demandada do bem 3 já que são substitutos.
C) ERRADA. Um aumento no preço do bem 3 levará ao aumento da quantidade demandada do bem 2 já que são substitutos e, também, do bem 1 já que 1 e 2 são complementares.
D) ERRADA. Um aumento no preço do bem 1, de fato, provocará queda na demanda de 1, porém também provocará queda na demanda do bem 2 já que são complementares.
E) ERRADA. Um aumento no preço do bem 2 provocará a elevação na demanda do bem 3, já que são substitutos, e queda na demanda do bem 1 já que são complementares.
Gabarito do Professor: Letra A.
-
A elasticidade-preço cruzada da demanda
Epc < 0 = Bens complementares;
Epc > 0 = Bens substitutos.
Eu decoro assim: tenho que complementar para dá igual a 0. Então, bens complementares tem elasticidade cruzada menor que zero.
- Bens complementares: aumento do preço do bem x, diminui a demanda do bem y.
- Bens substitutos: aumento do preço do bem z, demanda aumenta do bem w.
Erros, avise-me.
GABARITO A