GABARITO: LETRA B
1) aparece como problema social desvinculado da forma como a sociedade produz e reproduz as relações sociais, sendo produto das características dos cidadãos ? está diretamente vinculado à forma como a sociedade se reproduz.
2) é própria do capitalismo, quando o desenvolvimento das forças produtivas se concretiza em meio ao crescimento da pobreza e na ocorrência da problematização dessa situação pelas lutas de classe.
3) se expressa de forma idêntica, em todas as sociedades capitalistas e em qualquer momento histórico ? incorreto, a questão social se expressa diferentemente em cada sociedade capitalista, tendo suas particularidades em cada meio.
4) exige o desvendamento de suas dimensões constitutivas e do padrão de intervenção social do Estado para a construção de estratégias que orientem a ação profissional.
5) assume expressões particulares, dependendo de cada formação social e da inserção de cada país na ordem capitalista mundial.
? Existe a necessidade de formar profissionais capazes de desvendar as dimensões constitutivas da chamada questão social, do padrão de intervenção social do Estado nas expressões da questão social, do significado e funcionalidade das ações instrumentais a este padrão, através da pesquisa, a fim de identificar e construir estratégias que venham a orientar e instrumentalizar a ação profissional, permitindo não apenas o atendimento das demandas imediatas e/ou consolidadas, mas sua reconstrução crítica [...]
? Dessa forma, compartilha-se do pensamento de Netto (2001) e Pastorini (2004), por entenderem que não há uma nova questão social, mas novas expressões da questão social, que guardam traços essenciais da questão social que teve suas origens no século XIX. Com diz Pastorini (2004, p. 112) ?continua sendo um conjunto de problemas que dizem respeito à forma como os homens se organizam para produzir e reproduzir num contexto histórico determinado, que tem suas expressões na esfera da reprodução social? (PASTORINI, 2004, p. 112), porém ?assume expressões particulares dependendo das peculiaridades específicas de cada formação social [...] e forma de inserção de cada país na ordem mundial? (PASTORINI, 2004, p. 112), a novidade são suas novas configurações que estão relacionadas com as transformações societárias decorrentes da reestruturação produtiva e do processo de acumulação de capital, onde predomina o capital financeiro internacional, redundando na ampliação da pobreza, desestabilização e precarização dos trabalhadores e supressão das conquistas sociais.
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!