SóProvas


ID
3257473
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com base em conceitos e aplicações da Contabilidade Geral, julgue o item.

O fundamento do regime de competência é a apropriação das receitas e despesas pela ocorrência dos fatos geradores contábeis, mas respaldados em fluxos de caixa já acontecidos ou por acontecer, estes últimos desde que derivados de fatos geradores já ocorridos.

Alternativas
Comentários
  • O fundamento do regime de competência é a apropriação das receitas e despesas pela ocorrência dos fatos geradores contábeis, mas respaldados em fluxos de caixa já acontecidos ou por acontecer, estes últimos desde que derivados de fatos geradores já ocorridos.

    Traduzindo: é o reconhecimento das receitas e despesas independentemente se já tenham sido recebidas/pagas ou não, mas que os fatos geradores já tenham ocorrido.

  • CORRETO

    Regime de competência >>> reconhece quando ocorre o fato gerador independente do pagamento ou recebimento.

    A questão nos faz um link entre o fato gerador já ter ocorrido e está perfeitamente correto.

  • Pelo REGIME DE COMPETÊNCIA, não é possível Receita ou Despesa, SEM fato gerador.

    Contudo, é possível FATO GERADOR sem receita ou despesa.

  • Traduzindo: é o reconhecimento das receitas e despesas independentemente se já tenham sido recebidas/pagas ou não, mas que os fatos geradores já tenham ocorrido.

  • redação horrível, mas a questão está correta.

  • Regime de competência >>> reconhece quando ocorre o fato gerador independente do pagamento ou recebimento.

  • Gabarito C

    Boa questão para revisão

  • Achei linda a redação.

  • REDAÇÃO MEIO CABULOSA, VAMOS DESMEMBRÁ-LA!

    • 1a Parte: O fundamento do regime de competência é a apropriação das receitas e despesas pela ocorrência dos fatos geradores contábeis [...]. R: Isso mesmo, pois no regime de competência é reconhecida a receita e despesa com a ocorrência de seu fato gerador, pouco importando seu recebimento ou seu pagamento.

    • 2a Parte: [...] mas respaldados em fluxos de caixa já acontecidos ou por acontecer [...]. R: Exato! A compra ou venda de um bem ou serviço pode ter gerado efeitos imediatos no caixa (saída ou entrada de dinheiro, baixa no estoque, etc), ou efeitos que virão a acontecer.

    • 3a Parte: [...] estes últimos desde que derivados de fatos geradores já ocorridos. R: Aqui, podemos retomar o fundamento do regime de competência, ou seja, a receita ou a despesa somente será reconhecida com a ocorrência do respectivo fato gerador. Assim, o fluxo de caixa por acontecer, para ser reconhecido no regime de competência, dependerá do FG.

    FATO GERADOR, para quem não sabe, é:

    • No caso de uma RECEITA: Entrega de um produto ou prestação de um serviço.
    • No caso de uma DESPESA: Compra de um produto ou contratação de um serviço.
  • A redação da questão está bastante confusa, porém há coerência do que foi cobrado.

    Primeiramente, é importante frisar que: no regime de competência é necessário a existência de um fato gerador. Sendo que, sem a existência deste, não há que se falar em regime de competência. Outro fator não menos importante é o pagamento, ou seja, embora não se tenha feito o pagamento, mas exista a ocorrência de um fato gerador, tal acontecimento será importante para a contabilidade.

  • Direto ao ponto!

    O fundamento do regime de competência é a apropriação das receitas e despesas pela ocorrência dos fatos geradores contábeis, mas respaldados em fluxos de caixa já acontecidos ou por acontecer, estes últimos desde que derivados de fatos geradores já ocorridos.

    Justificativa: É registrado quando se ocorre o fato gerador, de fato, independentemente de quando ocorrer o pagamento.

    Já nessa parte: ...fluxos de caixa já acontecidos ou por acontecer, estes últimos desde que derivados de fatos geradores já ocorridos. Quer dizer que: Ora, se você tem algo a ser pago, então você já possui o bem, ou seja, desde que derivados de FATOS JÁ OCORRIDOS!

    GABARITO: CERTO

  • Segundo o regime de competência as receitas e despesa serão apropriadas de acordo com o fato gerador, independentemente do efetivo recebimento das receitas ou do pagamento das despesas.

    Com isso, correta a assertiva.

  • Gabarito certo:O fundamento do regime de competência é a apropriação das receitas e despesas pela ocorrência dos fatos geradores contábeis, mas respaldados em fluxos de caixa já acontecidos ou por acontecer, estes últimos desde que derivados de fatos geradores já ocorridos.