SóProvas


ID
3258550
Banca
VUNESP
Órgão
PauliPrev - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

E.S.P., 28 anos, sexo masculino, apresentou a carteira de vacinação no exame admissional da empresa porque irá viajar pelo país todo a serviço. A técnica de enfermagem verificou que as vacinas previstas até os 15 anos ele havia recebido, exceto para hepatite B e SCR, para as quais havia registro de apenas uma dose de cada uma. Para atualizar seu esquema vacinal, ele deverá receber

Alternativas
Comentários
  • Questão de 2018, hoje em dia estaria errada, devido a atualização do PNI em 2018;

    > FEBRE AMARELA: DOSE ÚNICA, DE PREFERÊNCIA AOS 9 MESES

  • Tem que atualizar essas questões...

  • Questão precisa ser melhor formulada, pois no caso da febre amarela, dependendo da região de origem o paciente com 15 anos já recebeu a vacina de F.A aos 9 meses.

  • Daria para entrar com recurso com essa questão!

  • Apesar de não dizer a região, pela banca do concurso e pela idade do paciente dá pra acertar a questão mesmo estando em 2020. É lógica.

    1 - Hepatite B tem esquema de 3 doses. Se já tem 1 dose, só faz completar o que falta, ou seja, 2 doses.

    2 - Até os 29 anos, os indivíduos tem que ter 2 doses de tríplice. Se ele só tem 1, iria completar com mais 1 dose.

    3 - Dose única de febre amarela, já que ele vai viajar o país inteiro.

    4 - Como o último registro dele vacinal foi aos 15 anos, ele fará uma dose também de dT.

    Ele não toma vacina da influenza por não fazer parte dos grupos selecionados.

  • Questão desatualizada para 2020, faltou esclarecer sobre a região que reside e se faz para os casos previstos 2 doses sim da Febre Amarela conforme nota técnica que saiu em Dezembro de 2019.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre o calendário básico de vacinação recomendado pelo Ministério da Saúde para pessoas de 20 a 59 anos:

    Hepatite B - 3 doses (a depender da situação vacinal anterior)

    Febre Amarela – dose única (a depender da situação vacinal anterior)

    Tríplice viral  (previne sarampo, caxumba e rubéola) – Verificar a situação vacinal anterior, se nunca vacinado: receber 2 doses (20 a 29 anos) e 1 dose (30 a 49 anos);

    Dupla adulto (dT) (previne difteria e tétano) – Reforço a cada 10 anos

    Pneumocócica 23 Valente (previne pneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas pelo Pneumococo) – 1 dose (Está indicada para população indígena e grupos-alvo específicos)

    A questão trata de E.S.P., 28 anos, sexo masculino, que recebeu todas as vacinas previstas até os 15 anos. Exceto para hepatite B e SCR que tinha registro de uma dose de cada uma.

    Para atualizar seu esquema vacinal, ele deverá receber

    A) INCORRETO, apenas um reforço de dT e uma dose contra febre amarela, pois ele precisa completar esquema para Hepatite B e Tríplice viral (SRC).

    B) INCORRETO, pois ele deve receber apenas uma SCR para completar as 2 indicadas para sua idade; e a vacina contra influenza é realizada em campanha para populações específicas.

    C) CORRETO, duas doses de vacina contra Hepatite B (para completar as 3 doses indicadas), uma de SCR (para completar as 2 indicadas para sua idade), um reforço de dT (que deve ser feito a cada 10 anos) e uma dose contra febre amarela (que em 2020 o MS passou a recomendar uma dose de reforço para quem se imunizou antes de completar 5 anos de idade – e conforme calendário ele tomou 1 dose aos 9 meses de idade). Complemento com a informação que até o calendário de 2018, era indicada 1 dose de reforço a cada 10 anos, o que também torna a alternativa correta.

    D) INCORRETO porque ele deve receber duas doses de vacina contra hepatite B, uma de SCR.


    E) INCORRETO porque ele deve receber duas doses de vacina contra hepatite B.

    Resposta do Professor: C