SóProvas


ID
3258625
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Quando aplicamos uma determinada força sobre uma superfície qualquer, ocorre o que chamamos de pressão. A pressão que a água exerce sobre uma superfície não depende do volume de água, mas, sim, da altura do nível da água. A partir desse conceito, analise os conceitos de pressão para as instalações de água fria, apresentados nas afirmativas abaixo.


1) Pressão estática - é a pressão da água quando ela está parada dentro da tubulação. O seu valor é medido pela altura que existe entre, por exemplo, o chuveiro e o nível da água no reservatório superior.

2) Pressão dinâmica - é a pressão verificada quando a água está em movimento, que pode ser medida também através de um manômetro. O seu valor é a pressão de serviço menos as perdas de carga distribuídas e localizadas.

3) Pressão de serviço - é a pressão máxima que podemos aplicar a um tubo, conexão, válvula ou outro dispositivo, quando em uso normal. Segundo a NBR 5626, não pode haver sobrepressão em qualquer ponto da instalação que seja maior que 40 m.c.a.

4) Golpe de aríete - nas instalações hidráulicas, quando a água, ao passar em velocidade elevada pela tubulação, é bruscamente interrompida. Isso provoca golpes de grande força (elevações de pressão) nos equipamentos da instalação.


Está(ão) correta(s):

Alternativas
Comentários
  • C.

    Pressão estática

    Pressão da água quando ela está parada dentro da tubulação. O seu valor é medido pela altura que existe entre, por exemplo, o chuveiro e o nível da água no reservatório superior.

    Pressão dinâmica

    É a pressão verificada quando a água está em movimento, que pode ser medida também através de um manômetro. Esta pressão depende do traçado da tubulação e os diâmetros adotados para os tubos. O seu valor é a pressão estática menos as perdas de carga distribuída e localizada.

    Pressão de serviço

    Esta representa a pressão máxima que podemos aplicar a um tubo, conexão, válvula ou outro dispositivo, quando em uso norma. Neste caso, citamos o seguinte trecho da norma NBR5626: “O fechamento de qualquer peça de utilização não pode provocar sobre-pressão em qualquer ponto da instalação que seja maior que 20 m.c.a. acima da pressão estática nesse ponto”.

  • 1) Pressão estática - é a pressão da água quando ela está parada dentro da tubulação. O seu valor é medido pela altura que existe entre, por exemplo, o chuveiro e o nível da água no reservatório superior.

    CORRETO.

    A pressão estática é a pressão quando a água está em repouso (parada). É medida em relação ao nível do reservatório. Por exemplo, se o desnível entre a torneira e o nível da água do reservatório for de 5 metros, a pressão estática é de 5 M.C.A ou 0,5 Kgf/cm².

    2) Pressão dinâmica - é a pressão verificada quando a água está em movimento, que pode ser medida também através de um manômetro. O seu valor é a pressão de serviço menos as perdas de carga distribuídas e localizadas.

    INCORRETO.

    A pressão dinâmica é a pressão estática menos as perdas de carga distribuídas e localizadas

    3) Pressão de serviço - é a pressão máxima que podemos aplicar a um tubo, conexão, válvula ou outro dispositivo, quando em uso normal. Segundo a NBR 5626, não pode haver sobrepressão em qualquer ponto da instalação que seja maior que 40 m.c.a.

    INCORRETO. A íntegra da norma diz "A ocorrência de sobrepressões devidas a transientes hidráulicos deve ser considerada no imensionamento das tubulações. Estas sobrepressões, em relação à pressão dinâmica prevista em projeto, são admitidas desde que não superem 200 kPa (20 mca)."

    4) Golpe de aríete - nas instalações hidráulicas, quando a água, ao passar em velocidade elevada pela tubulação, é bruscamente interrompida. Isso provoca golpes de grande força (elevações de pressão) nos equipamentos da instalação.

    CORRETO.