SóProvas


ID
3259312
Banca
IBFC
Órgão
IDAM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A agricultura orgânica é um sistema de produção sustentável que vêm ganhando adeptos de forma gradativa ao redor do mundo. Em alguns países Africanos, as características de produção agrícola (agricultura de subsistência, regiões de difícil acesso, não utilizam defensivos químicos, manejo totalmente manual), aproxima mais o país do sistema de produção da agricultura orgânica do que da agricultura convencional, quando comparadas às estratégias da revolução verde.
A respeito da agricultura orgânica, analise as afirmativas abaixo.

I. O ambiente de produção orgânica precisa respeitar os princípios agroecológicos que contemplam o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando as relações sociais e culturais.
II. Para culturas perenes, a diversidade deverá ser assegurada, no mínimo, pela manutenção de cobertura viva do solo.
III. Turfa, sulfato de magnésio, fertilizantes sintéticos solúveis, resíduos de biodigestores são substâncias e produtos autorizados para uso assim como fertilizantes e corretivos em sistemas orgânicos de produção.
IV. Não é permitido o uso de substâncias que coloquem em risco a saúde humana e o meio ambiente.
V. As atividades econômicas dos sistemas orgânicos de produção devem buscar o melhoramento genético, visando à adaptabilidade às condições ambientais locais e rusticidade.

Estão corretas as afirmativas: 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C

    APENAS AFIRMATIVA III ESTÁ INCORRETA

    DE ACORDO COM LEI Nº 10.831, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2003

    Art. 1º Considera-se sistema orgânico de produção agropecuária todo aquele em que se adotam técnicas específicas, mediante a otimização do uso dos recursos naturais e socioeconômicos disponíveis e o respeito à integridade cultural das comunidades rurais, tendo por objetivo a sustentabilidade econômica e ecológica, a maximização dos benefícios sociais, a minimização da dependência de energia não renovável, empregando, sempre que possível, métodos culturais, biológicos e mecânicos, em contraposição ao uso de materiais sintéticos, a eliminação do uso de organismos geneticamente modificados e radiações ionizantes, em qualquer fase do processo de produção, processamento, armazenamento, distribuição e comercialização, e a proteção do meio ambiente.