SóProvas


ID
325984
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG-TELECOM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Pfiffner & Sherwood, citados por Cury, a organização é um tipo de associação em que os indivíduos se dedicam a tarefas complexas e estão entre si relacionados por um consciente e sistemático estabelecimento e consecução de objetivos, mutuamente aceitos. A definição apresenta uma abordagem por meio do estudo das variáveis apresentadas abaixo, com exceção de:

Alternativas
Comentários
  • Nâo vi o edital desse concurso, mas é a típica questão que nada avalia e deve partir de uma bibliografia extremamente específica. Confesso que busquei na literatura sobre os cátedros citados. Para P&S o conceito de organização possui  4 variáveis:

    ? Tamanho (entidades de escala)
    ? Complexidade : tarefas específicas de difícil realização – organização complexa
    ? Consciente racionalidade: implícita, adapta o comportamento dos indivíduos aos objetivos organizacionais.
    ? Presença de objetivo: previamente estabelecido e aceito.

    Ou seja, em nenhum momento a dupla cita Plano formal Estratégico.  questão pra ninguém responder.
  • O plano formal estratégico. Por ser formal e planejado não é uma variável!!

    Assim a exceção é a letra D.

    Basta focar no conceito de variável que a quetão fica fácil!!!

    Taca o dedo na estrela ao lado por favor pela ajuda !!!
  • Foi uma 'pegadinha', Silvio? De qq forma, obrigada por indicar uma pista.
  • De acordo com D’Ascenção (2001, p. 23) organização são “atividades de formar agrupamentos humanos, distribuir o trabalho entre seus membros e equacionar a utilização de recursos, visando ao atendimento das necessidades”, enquanto que para Cury (2000, p. 116), “organização é um tipo de associação em que os indivíduos se dedicam a tarefas complexas e estão entre si relacionados por um consciente e sistemático estabelecimento e consecução de objetivos, mutuamente aceitos”. Para ele, um agrupamento humano só é considerado organização se estiver relacionado a quatro termos, que seriam: tamanho, complexidade, consciente racionalidade e presença de objetivo.

    http://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos11/60814769.pdf

     

  • Pessoal, acertei voltando no enunciado assim:

    Segundo Pfiffner & Sherwood, citados por Cury, a organização é um tipo de associação em que os indivíduos se dedicam a tarefas complexas (daqui relacionei à variável tamanho tb, pois penso que andam juntas) e estão entre si relacionados por um consciente e sistemático estabelecimento e consecução de objetivos, mutuamente aceitos (racionalidade, que não é limitada pois são objetivos definidos mutuamente e forma consciente).

     

    Aí sobrou esse trem da letra D aí

  • “Organização é um tipo de associação em que os indivíduos se dedicam a tarefas complexas e estão entre si relacionados por um consciente e sistemático estabelecimento e consecução de objetivos, mutuamente aceitos”. (Cury)

     

    Para ele, um agrupamento humano só é considerado organização se estiver relacionado a quatro termos, que seriam:

     

    - Tamanho;

    - Complexidade;

    - Consciente racionalidade; e

    - Presença de objetivo.