- ID
- 3259894
- Banca
- Colégio Pedro II
- Órgão
- Colégio Pedro II
- Ano
- 2019
- Provas
- Disciplina
- Música
Nos últimos decênios do século XIX, surgiu uma nova corrente estética, que ganhou rapidamente o agrado do
grande público europeu: o nacionalismo musical, isto é, a música escrita com sabor nacional, direto ou indireto,
folclórico ou depurado. No Brasil, essa valorização das riquezas folclóricas nacionais encontrou resistência da
parte da sociedade ainda vinculada aos gostos tradicionais europeus. O movimento da Semana de Arte Moderna,
realizada em 1922, teve como efeito preponderante o reconhecimento dos méritos da música de caráter nacional,
que acabou sendo paulatinamente aceita como arte moderna e avançada (MARIZ, 2012).
A categorização em gerações do nacionalismo musical da primeira metade do século XX no Brasil, descrita pelo
musicólogo Vasco Mariz, em História da Música no Brasil (2012), e utilizada também por outros autores, situa
compositores que tiveram papel de destaque nesse processo.
Segundo esse autor, os compositores