SóProvas


ID
3260122
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Durante uma conexão TCP/IP, se o receptor for lento na leitura dos dados, o remetente pode saturar o buffer de recepção da conexão por enviar dados mais rapidamente que a aplicação receptora consegue realizar a leitura. Para compatibilizar a taxa de dados que o remetente está enviando com aquela que o receptor está lendo, há um serviço provido às aplicações, em uma determinada camada do TCP/IP.
A camada em questão é a

Alternativas
Comentários
  • Essa função descrita na questão de trata do Controle de Fluxo do protocolo TCP.

  • A camada em questão é a CAMADA DE TRANSPORTE, letra D.

    Lembre-se de que os hospedeiros de cada lado de uma conexão TCP reservam um buffer de recepção para a conexão. Quando a conexão TCP recebe bytes que estão corretos e em sequência, ele coloca os dados no buffer de recepção. O processo de aplicação associado lerá os dados a partir desse buffer, mas não necessariamente no momento em que são recebidos. Na verdade, a aplicação receptora pode estar ocupada com alguma outra tarefa e nem ao menos tentar ler os dados até muito após a chegada deles. Se a aplicação for relativamente lenta na leitura dos dados, o remetente pode muito facilmente saturar o buffer de recepção da conexão por enviar demasiados dados muito rapidamente.

    O TCP provê um serviço de controle de fluxo às suas aplicações, para eliminar a possibilidade de o remetente saturar o buffer do destinatário. Assim, controle de fluxo é um serviço de compatibilização de velocidades – compatibiliza a taxa à qual o remetente está enviando com aquela à qual a aplicação receptora está lendo.

    Fonte: (KUROSE; ROSS, 2010, p. 189)

  • O controle de fluxo da camada de transporte é composta por 2 buffers. Um fica localizado na camada de transporte do transmissor (ele recebe informações da camada de aplicação - do transmissor - e é notificado caso exista uma sobrecarga de pacotes que a aplicação não está conseguindo processar) e o outro fica na camada de transporte do receptor (caso existe uma sobrecarga de pacotes, ele notifica a camada de transporte do transmissor para dar um tempo).

  • Gab. D

    O controle de fluxo é uma das funções da camada de Transporte no TCP/IP

    Ele é útil para identificar situações de sobrecarga no buffer de dados do receptor. Quando isso acontece, o TCP irá pedir ao remente os dados que reduza a velocidade de emissão, para que ocorram menos erros e descarte de pacotes, garantindo que os dados realmente cheguem ao destinatário e este possa processá-los.