-
Gab. B 1888.
Lembrando que ela não assinou por que era boazinha, mas por que havia interesse da Inglaterra em aumentar o mercado consumidor, e logicamente um escravo não consome, mas um escravo livre consome. Daí então foi assinado a abolição da escravatura.
-
A Lei Áurea assinada pela em maio de 1888 marcou o fim da escravidão, sendo o Brasil o último país independente a findar este sistema. Um dos problemas em torno da abolição é que ela foi apresentada pelo estado monárquico como um presente, e não como conquista e resultado de lutas travadas por atores fundamentais: é preciso destacar o envolvimento decisivo dos escravizados nesta luta.
Mas, a libertação tardia marca também o fim da monarquia por uma crise instaurada neste cenário. Mesmo a assinatura da lei sendo considerada o ato mais popular do Império, não agradou um grupo importante do cenário político: os proprietários rurais.
Mesmo agraciados com o título de baronato a falta de indenização fez com que rompessem com o Estado, já que suas fortunas se concentravam na posse de escravos, e assim aderem à causa republicana.
A Lei Áurea marca um contexto político de pressões para o fim da escravidão e, após quase quatro séculos após o seu descobrimento, o Brasil passou a ser um país sem escravos, fruto da luta política e social.
GAB : B
@CONCURSEIRO_PERSEVERANTE
-
A famosa "Lei Áurea" assinada em maio de 1888.
-
Lei Bill Aberdeen : 1845 proibição do tráfico negreiro entre a Africa e o Brasil (Lei para Inglês ver)
Lei Eusébio de Queiros: 1850 fica proibido no Brasil a venda e a compra de escravos
Lei Visconde do Rio Branco 1871: Lei do ventre livre
Lei do Saraiva Cotegipe 1885: Lei do sexagenário
Lei Áurea: 13/05/1888 fim da escravidão no Brasil.
-
LEIS
1850 - Eusébio de Queirós (Bill Aberdeen) > extingue o tráfico negreiro;
1871 - Ventre Livre (Rio Branco) > liberdade para filhos de escravos nascidos a partir deste ano (após os 8 anos de idade com indenização ou após os 21 anos de idade sem indenização);
1885 - Sexagenários (Saraiva Cotegipe)> liberdade para os escravos + de 60 anos (após trabalharem 3 anos como forma de indenização aos seus senhores);
1888 - Áurea >> extingue oficialmente a escravidão no Brasil.