SóProvas


ID
3260392
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, crônica, causada pelo agente etiológico Mycobacterium leprae, que infecta os nervos periféricos, em especial, as células de Schwann. Considerando esta doença, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) O Mycobacterium leprae é transmitido pelas vias respiratórias e também por objetos utilizados pelo paciente.
( ) O doente classificado em paucibacilar (PB) indica a presença de até cinco lesões de pele com baciloscopia de raspado intradérmico negativo, quando disponível.
( ) A Hanseníase virchowiana é a forma mais contagiosa da doença.
( ) O doente classificado em multibacilar (MB) indica a presença de no mínimo doze ou mais lesões de pele ou baciloscopia de raspado intradérmico positiva.
( ) O tratamento específico da hanseníase recomendado no Brasil é a poliquimioterapia (PQT), sendo uma associação de Rifampicina, Dapsona e Clofazimina.

Alternativas
Comentários
  • A transmissão ocorre quando uma pessoa na forma infectante e sem tratamento elimina o bacilo por via aérea superior(mucosa nasal e orofaringe), e por contato próximo e prolongado.

    O doente classificado em MB indica a presença de mais de 5 lesões, ou quando a baciloscopia der positivo, aí classifica como MB independente do número de lesões.

  • Vamos analisar!

    ( F) A transmissão ocorre pelo CONTATO DIRETO E PROLONGADO com outra pessoa infectante, através

    das VIAS AÉREAS SUPERIORES.

    (V) De acordo com o número de lesões, a hanseníase pode ser classificada em PAUCIBACILAR (até 5

    lesões na pele) ou MULTIBACILAR (mais de 5 lesões na pele).

    (V) VICHORWIANA, QUADRO MAIS GRAVE, com anestesia dos pés e mãos que favorecem os traumatismos e feridas que podem causar deformidades, atrofia muscular, inchaço das pernas e surgimento de lesões elevadas na pele (nódulos).

    (F) MULTIBACILAR (mais de 5 lesões na pele) não define limite de lesões.

    (V) PAUCIBACILAR:Rifampicina, Dapsona

    MULTIBACILAR: Rifampicina, Dapsona, Clofazimina

    by.

  • Rifampicina (RI) Dapsona (DA) Clofazimina ( MINA)
  • HANSENÍASE : doença infecto/contagiosa, crônica, causada pelo agente etiológico Mycobacterium leprae ( infecta os nervos periféricos, em especial, as células de Schwann ).

    Infecto/contagiosa :

    Contágio e disseminação rápida ( não causa dano grave ao organismo) .

    Considerando esta doença, analise as afirmativas :

    ( F ) O Mycobacterium leprae é transmitido pelas vias respiratórias e também por objetos utilizados pelo paciente .

    Esse bacilo tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos (alta infectividade), no en­tanto poucos adoecem (baixa patogenicidade) .

    A doença acomete PELE e NERVOS , podendo levar a incapacidade física .

    Transmitida principalmente pelas vias áreas superiores, por meio de contato próximo e prolongado de uma pessoa suscetível (com maior probabilidade de adoecer) com uma pessoa doente sem tratamento.

    ( V ) TRANSMISSÃO :

    O doente classificado em :

    Pauci/bacilar (PB) : Poucos /bacilos : Indica a presença de até cinco lesões de pele com baciloscopia de raspado intradérmico negativo, quando disponível : não são considerados importantes como fonte de transmissão da doença devido à baixa carga baci­lar .

    Os doentes Multi/bacilares (MB), no entanto, constituem o grupo contagiante, assim se mantendo como fonte de infecção,enquanto o tratamento específico ñ for iniciado .

    ( V ) A Hanseníase vircho/wiana é a forma mais contagiosa da doença.

    ( F ) O doente classificado em multi/bacilar = MULTI = VÁRIOS (MB) indica a presença de no mínimo doze ou mais LESÕES de pele ou baciloscopia de raspado intradérmico positiva .

    ( V ) O tratamento específico da hanseníase recomendado no Brasil é a poliquimioterapia (PQT), sendo uma associação de Rifampicina, Dapsona e Clofazimina .

    Observação :

    INCUBAÇÃO : longo período ( 2 a 7 anos ) .

    Há referências com períodos mais curtos : 7 meses, como também mais longos : 10 anos .

    GABARITO C ) : F,V,V,F,V .

  • Compreensível a reclamação.

    A boa notícia, é, que, segundo o novo acordão, são apenas essas palavras.

    OBSERVAÇÃO 2

    O Acordo manteve a duplicidade de acentuação (acento circunflexo ou acento agudo) em palavras como econômico/económico, acadêmico/ académico, fêmur/fémur, bebê/bebé

    Fonte:

    https://www.escrevendoofuturo.org.br/EscrevendoFuturo/arquivos/187/novoacordo2.pdf

    Página 3