TOPOGRAFIA:
Definição: A palavra topografia deriva das palavras gregas topos (lugar) e grapen (descrever), o que significa a descrição exata e minuciosa de um lugar. (DOMINGUES, 1979)
Finalidade: determinar o contorno, dimensão e posição relativa de uma porção limitada de superfície terrestre, do fundo dos mares ou do interior de minas, desconsiderando a curvatura resultante da esfericidade da Terra. Compete ainda a topografia, a locação no terreno, de projetos elaborados de engenharia. (DOMINGUES, 1979)
Classicamente, visando atender os seus objetivos, a Topografia se divide em: topometria e topologia.
"A TOPOMETRIA estuda os processos clássicos de medida de distância, ângulos e diferença de nível. Encarrega-se, portanto, da medida das grandezas lineares e angulares, quer seja no plano horizontal ou no plano vertical, objetivando definir o posicionamento relativo dos pontos topográficos [ponto topográfico é qualquer ponto do terreno que contribui para a definição das medidas lineares ou angulares]. Por sua vez, a topometria se divide em: planimetria e altimetria."
A TOPOLOGIA tem por objetivo o estudo das formas exteriores do terreno (relevo) e as leis que regem a sua formação. Em Topografia, a aplicação da topologia é dirigida para a representação do relevo em planta, através das curvas de nível e dos pontos cotados.
Atualmente vem sendo muito utilizada a técnica de representação do relevo através dos DTM: Digital Terrain Models. Por esta técnica é possível visualizar o relevo em perspectiva, em conjunto com a planta planialtimétrica, o que facilita sobre maneira a análise do problema de interesse.