SóProvas


ID
3260854
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Política Nacional de Saúde Mental (PNSM) preconiza que as pessoas com transtornos mentais graves e/ou persistentes bem como com sofrimentos decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas devem ser cuidadas em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A, Serviços substitutivos de saúde mental

    Fundamento:

    Pontos de atenção da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) nas ESTRATÉGIAS DE DESINSTITUCIONALIZAÇÃO

    1) Serviços Residenciais Terapêuticos.

    O componente estratégias de desinstitucionalização é constituído por iniciativas que visam a garantir às pessoas com transtorno mental e com necessidades pelo uso de drogas, em situação de internação de longa permanência, o cuidado integral por meio de estratégias substitutivas, na perspectiva da garantia de direitos com a promoção de autonomia e exercício de cidadania, buscando inclusão social..

    FONTE: REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (RAPS)

    IMPORTANTE:

    MS publicou uma nota técnica em 2019 modificando essa normativa.

    Fundamento:

    "Todos os Serviços, que compõem a RAPS, são igualmente importantes e devem ser incentivados, ampliados e fortalecidos. O Ministério da Saúde não considera mais Serviços como sendo substitutos de outros, não fomentando mais fechamento de unidades de qualquer natureza. A Rede deve ser harmônica e complementar. Assim, não há mais porque se falar em “rede substitutiva”, já que nenhum Serviço substitui outro. O país necessita de mais e diversificados tipos de Serviços para a oferta de tratamento adequado aos pacientes e seus familiares.

    FONTE: NOTA TÉCNICA No 11/2019-CGMAD/DAPES/SAS/MS