SóProvas


ID
3260968
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em 1988 foi instituído, por meio de portaria do Ministério da Saúde, o Programa Nacional de Controle de Infecção Hospitalar. Desde 2011 esse programa é gerenciado pela ANVISA através da Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde (GVIMS). Em relação ao controle da infecção hospitalar, analise as afirmativas a seguir:
I. O Programa de Controle de Infecções Hospitalares (PCIH) é um conjunto de ações desenvolvidas, deliberada e sistematicamente, com vistas à redução máxima possível da incidência e da gravidade das infecções hospitalares.
II. Estão entre as responsabilidades da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) elaborar, implementar, manter e avaliar programa de controle de infecção hospitalar, adequado às características e necessidades da instituição, contemplando, no mínimo, ações relativas ao uso racional de antimicrobianos, germicidas e materiais médico-hospitalares.
III. Infecção comunitária é aquela constatada, ou em incubação, no ato de admissão do paciente, desde que não relacionada com internação anterior no mesmo hospital.
Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Portaria 2616 de 12 de maio de 1998

    Anexo I: organização

    1. 0 Programa de Controle de Infecções Hospitalares (PCIH) é um conjunto de ações desenvolvidas deliberada e sistematicamente, com vistas à redução máxima possível da incidência e da gravidade das infecções hospitalares.

    COMPETÊNCIAS

    3. A CCIH do hospital deverá:

    3.1 Elaborar, implementar, manter e avaliar programa de controle de infecção hospitalar, adequado às características e necessidades da instituição, contemplando, no mínimo, ações relativas a:

    3.1.1. implantação de um Sistema de Vigjlância Epidemiológica das Infecções Hospitalares, de acordo com o Anexo III,

    3.1.2 - adequação, implementação e supervisão das normas e rotinas técnico-operacionais, visando à prevenção e controle das infecções hospitalares;

    3.1.3 - capacitação do quadro de funcionários e profissionais da instituição, no que diz respeito à prevenção e controle das infecções hospitalares;

    3.1.4 - uso racional de antimicrobianos, germicidas e materiais médico-hospitalares;

    (segundo a portaria a II também está correta)

    1. Conceitos básicos.

    1.1 - Infecção comunitária (IC):

    1.1.1 - é aquela constatada ou em incubação no ato de admissão do paciente, desde que não relacionada com internação anterior no mesmo hospital

    Portanto todas as alternativas estão corretas(letra D). Gabarito dado pela banca é letra C

  • 1. Infecção comunitária (IC):

    1.1.1. é aquela constatada ou em incubação no ato de admissão do paciente, desde que não relacionada com internação anterior no mesmo hospital.

    1.1.2.1. a infecção que está associada com complicação ou extensão da infecção já presente na admissão, a menos que haja troca de microrganismos com sinais ou sintomas fortemente sugestivos da aquisição de nova infecção;

    1.1.2.2. a infecção em recém-nascido, cuja aquisição por via transplacentária é conhecida ou foi comprovada e que tornou-se evidente logo após o nascimento (exemplo: herpes simples, toxoplasmose, rubéola, citomegalovirose, sífilis e AIDS);

    1.1.2.3. As infecções de recém-nascidos associadas com bolsa rota superior a 24 (vinte e quatro) horas.

    1.2. Infecção hospitalar (IH):

    1.2.1. é aquela adquirida após a admissão do paciente e que se manifeste durante a internação ou após a alta, quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares.

  • Antes de analisar a questão, gostaria enfatizar que é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Infecção Hospitalar.

    Segundo as recomendações da ANVISA e as normativas do Programa Nacional de Controle de Infecção Hospitalar

    I. CORRETO. O Programa de Controle de Infecções Hospitalares (PCIH) é um conjunto de ações desenvolvidas, deliberada e sistematicamente, com vistas à redução máxima possível da incidência e da gravidade das infecções hospitalares. DEVE SER INSTITUÍDO EM TODAS UNIDADES DE SAÚDE.

    II. INCORRETO. Estão entre as COMPETÊNCIAS Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) elaborar, implementar, e MONITORAR o programa de controle de infecção hospitalar, adequado às características e necessidades da instituição, PARTICIPANDO, EM COOPERAÇÃO COM A COMISSÃO DE FARMÁCIA E TERAPÊUTICA, DA ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS DE UTILIZAÇÃO DE ANTIMICROBIANOS, SANEANTES E MATERIAIS MÉDICO-HOSPITALARES, CONTRIBUINDO PARA O USO REACIONAL DESTES INSUMOS.

    III. CORRETO. Infecção comunitária é aquela constatada, ou em incubação, no ato de admissão do paciente, desde que não relacionada com internação anterior no mesmo hospital.

    As alternativas corretas são somente I e III.

    Gabarito do Professor: Letra C.
  • 3. A CCIH do hospital deverá:

    3.1 Elaborar, implementar, manter e avaliar programa de controle de infecção hospitalar, adequado às características e necessidades da instituição, contemplando, no mínimo, ações relativas a:

    3.1.1. implantação de um Sistema de Vigjlância Epidemiológica das Infecções Hospitalares, de acordo com o Anexo III,

    3.1.2 - adequação, implementação e supervisão das normas e rotinas técnico-operacionais, visando à prevenção e controle das infecções hospitalares;

    3.1.3 - capacitação do quadro de funcionários e profissionais da instituição, no que diz respeito à prevenção e controle das infecções hospitalares;

    3.1.4 - uso racional de antimicrobianos, germicidas e materiais médico-hospitalares;

    o Item foi considerado errado pois tem que contemplar as 4 ações e não apenas 1

  • 1. Infecção comunitária (IC):

    1.1.1. é aquela constatada ou em incubação no ato de admissão do paciente, desde que não relacionada com internação anterior no mesmo hospital.

    1.1.2.1. a infecção que está associada com complicação ou extensão da infecção já presente na admissãoa menos que haja troca de microrganismos com sinais ou sintomas fortemente sugestivos da aquisição de nova infecção;

    1.1.2.2. a infecção em recém-nascido, cuja aquisição por via transplacentária é conhecida ou foi comprovada e que tornou-se evidente logo após o nascimento (exemplo: herpes simples, toxoplasmose, rubéola, citomegalovirose, sífilis e AIDS);

    1.1.2.3. As infecções de recém-nascidos associadas com bolsa rota superior a 24 (vinte e quatro) horas.

    1.2. Infecção hospitalar (IH):

    1.2.1. é aquela adquirida após a admissão do paciente e que se manifeste durante a internação ou após a alta, quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares.