SóProvas


ID
3261463
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Avalie as afirmações abaixo relacionadas ao funcionamento de um grupo terapêutico de abordagem psicanalítica, julgando cada uma delas como verdadeira (V) ou falsa (F).

( ) No funcionamento do grupo, observa-se um permanente jogo de assunção de papéis.

( ) Um indicador de que está havendo uma boa evolução grupal é quando os papéis deixam de ser fixos e estereotipados e adquirem uma plasticidade intercambiável.

( ) O papel de bode expiatório é assumido por um dos participantes do grupo que o desempenha através de inúmeros recursos resistenciais, que procura obstaculizar o andamento exitoso da tarefa grupal, e em geral é assumido pelo indivíduo que seja portador de uma excessiva inveja e defesas narcisísticas.

A ordem correta de afirmações verdadeiras e falsas, de cima para baixo é:

Alternativas
Comentários
  • "Assim há sempre, em qualquer grupo, um permanente jogo de adjudição e addunção de papeis, sendo que um seguro indicador de que esta havendo uma boa evolução grupal é quando os papeis deixam de ser fixos e esteriotipados e adquirem uma plasticidade intercambiavel"

    Bode Expiatório: nesse caso, toda a maldade do grupo fica depositada em um individuo que, se tiver uma tendencia previa, servirá como depositário até vir a ser expulso, o que alias é comum.

    Porta Voz: Cabe ao portador desse papel mostrar mais manifestamente aquilo que o restante do grupo pode estar, lentamente pensando ou sentindo.

    Radar: Esse papel geralmente cabe ao individuo mais regressivo do grupo, como é o caso de um paciente borderline em um grupo de nivel neurotico. no caso o paciente antes do demais, capta os primeiros sinais das ansiedades que ainda em estado larvario, estao emergindo no grupo.

    Instigador: Apesar de nao se encontrar na literatura uma referencia explicita a este papel,ele é muito comum e importante nos grupos. Consiste na funcao do individuo em provocar uma perturbação no campo grupal, por meio de um jogo de intrigas, por exemplo, mobilizando papeis nos outros.

    Líder: Nas gruposterapias, o papel de lider surge em dois planos. Um é o que , naturalmente, foi designado ao grupoterapeuta. O outro é o que surge, espontaneamente, entre os membros do grupo. Nesse caso a liderança adquire matriz muito diferenciados, desde os lideres construtivos que exercem o importante papel de integradores e construtores do espirito de corps, até os lideres negativos, nos quais prevalece um excessivo nascisismo destrutismo.

    Zimerman, D.E. Fundamentos basicos das grupoterapias.

  • Rapaz, eu tinha certeza que o segundo item estava correto, e como a banca quis plantar a dúvida em nossa resposta mexendo apenas no primeiro e no último, ficou fácil saber qual era a resposta.

    ITEM A