Oloco, é claro que pode ocorrer incompatibilidade na enxertia.
A incompatibilidade é uma desordem de origem fisiológica, caracterizada pela rejeição entre tecidos das variedades enxertadas, com apresentação de sintomas de fissuras, necrose de tecidos e exsudação de goma, crescimento diferenciado entre caules de copa e porta-enxerto, resultando em diferentes graus de soldadura e desenvolvimento anormal da copa (MÜLLER et al., 1996).
https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/943732/incompatibilidade-de-combinacoes-copa-e-porta-enxerto-de-citros
C) Pode apresentar incompatibilidade entre o enxerto e o porta-enxerto
A estaquia não requer enxertia!..
A estaquia pode ser de: caule, folha e raiz.
> As estacas do caule são as mais utilizadas, pois precisam regenerar apenas o sistema radicular, já que as gemas estão formadas.
> estacas da raiz, estas necessitam da escavação do solo, exposição do sistema radicular e danos à planta matriz. Pode ser usada para macieira, jabuticabeira, goiabeira, caquizeiro, e outras.
> estacas de folhas são usadas para algumas plantas ornamentais como violeta africana, espada de São Jorge, begônia e fortuna. Neste tipo de estaca, há necessidade de regeneração de caule e raízes.