O MASP é um dos mais importantes museus do país. Ele é um museu privado sem fins lucrativos, fundado em 1947 pelo empresário Assis Chateaubriand (1892-1968), tornando-se o primeiro museu moderno no Brasil. Chateaubriand convidou o crítico e marchand italiano Pietro Maria Bardi (1900-1999) para dirigir o MASP.
O projeto arquitetônico para o prédio foi feito por Lina Bo Bardi (1914-1992)
O MASP abriga o mais importante acervo de arte europeia do Hemisfério Sul, com mais de 11 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias, vídeos e vestuário de diversos períodos, abrangendo a produção europeia, africana, asiática e das Américas.
Inicialmente instalado na rua 7 de Abril, no centro da cidade, em 1968 o museu foi transferido para a sede na avenida Paulista que se tornou um marco na história da arquitetura do século 20.
Além das exposições permanentes o museu apresenta exposições sazonais temáticas ou dedicadas a um artista em especial. A pergunta trata da exposição de uma artista específica que atraiu recorde de público. Entre as alternativas está indicado o nome da artista em questão.
A) INCORRETA- Djanira é a artista brasileira que ocupa o segundo lugar em atração de público e não foi de suas obras a exposição de 2019.
B) INCORRETA- Embora o MASP tenha obras de Ligia Clark não são as que atraem maior atenção.
C) INCORRETA-. As obras de Anita Malfati chamam mais atenção quando é feita uma exposição específica da artista.
D) CORRETA – Tarsila do Amaral, pintora vinculada à Semana de Arte de 1922, pode ser considerada um dos mais importantes nomes do Movimento modernista. Sua obra emblemática sempre atrai o público.
E) INCORRETA- Lina Bo Bardi não foi pintora e sim arquiteta. É dela o projeto do prédio do MASP na Avenida Paulista na cidade de São Paulo.
Gabarito da professora: Alternativa D.