SóProvas


ID
326221
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG-TELECOM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Segundo Korth, um banco de dados “é uma coleção de dados inter-relacionados, representando informações sobre um domínio específico”. Um sistema de banco de dados deve garantir uma visão abstrata do banco de dados para o usuário, não importando qual unidade de armazenamento está sendo utilizada para guardar seus dados, contanto que os mesmos estejam disponíveis no momento necessário. Esta abstração se dá em três níveis: (1) físico (2) conceitual e (3) visão do usuário. Assinale a alternativa que contém os nomes dados aos níveis da arquitetura de um banco de dados apresentados, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • Nível Físico ou Interno: é o mais baixo nível de abstração que descreve COMO os dados estão de fato armazenados. Estruturas de dados complexas de nível mais baixo são descritas em detalhes.

    Nível Lógico ou conceitual: Descrve quais dados estão armazenados no banco de dados e quais os inter-relacionamento entre eles. É utilizado pelos administradores de BD que precisam decidir quais informações deve pertencer ao BD.

    Nìvel de visão ou Externo: O mais alto nível de abstração, descreve apena partes do BD. O sistema pode proporcionar diversas visões do BD.
  • Segundo C. J. Date,

    "A Arquitetura em três níveis ou esquemas (ANSI/SPARC) possui os seguintes níveis: interno, externo e conceitual. De modo geral:

    Nível interno (também conhecido como nível de armazenamento) é o mais próximo do meio de armazenamento físico - ou seja, é aquele que se ocupa do modo como os dados são fisicamente armazenados dentro do sistema.

    Nível externo (também conhecido como nível lógico do usuário) é o mais próximo dos usuários - ou seja, é aquele que se ocupa do modo como os dados são vistos por usuários individuais.

    Nível conceitual (também conhecido como nível lógico de comunidade), ou às vezes apenas nível lógico, sem qualificação) é um nível "indireto" entre os dois".

    Fonte: Introdução a Sistemas de Bancos de Dados, pag. 29, C. J. Date, tradução da 8ª Edição. Elsevier.