SóProvas


ID
3262618
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Juiz de Fora - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Dentre as orientações da literatura sobre a administração pública gerencial, qual é a orientação que apresenta a incidência de critérios relacionados ao tipo de controle de resultados com identificação média alta entre administração pública e privada?

Alternativas
Comentários
  • GAB- E

    TÉCNICA

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre administração pública gerencial.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    Segundo Pereira (1996), a administração pública gerencial é um modelo normativo pós-burocrático para a estruturação e a gestão da administração pública baseada em valores da eficiência, eficácia e competitividade.

    São características básicas desse modelo de administração: Descentralizada, Flexível, Baixa Hierarquia, Confiança Limitada, Foco no Atendimento e Excelência nos Resultados.

    Posto isso, vamos à análise das alternativas.

    A) ERRADA. Diferentemente do que ocorre no setor privado, a administração pública visa como critério econômico a agregação de valor para a coletividade. Já as organizações privadas possuem como princípio fulcral a geração de valor.

    B) ERRADA. O critério mercadológico é empregado nas instituições privadas como meio de pesquisa do que será lançado, impacto no mercado, lucros sobre determinado item, por exemplo. Já na esfera pública busca sempre a satisfação das necessidades da coletividade, não há valoração entre indivíduos.

    C) ERRADA. Método político é utilizado nas organizações privadas como forma de orientação para se atingir as metas estabelecidas, já na pública está sempre voltado para o bem-estar da coletividade.

    D) ERRADA. A administração pública é fundada pelo princípio da publicidade, logo seus atos devem estar disponíveis para o cidadão. O mesmo não acontece com as organizações privadas.

    E) CERTA. Pereira (1996), traz que a administração gerencial está voltada para o controle por resultados “a posteriori", maior autonomia e flexibilidade, descentralização, responsabilidade (accountability), orientação para o cidadão, participação social, transparência e eficiência. A utilização de critérios técnicos e práticas da gestão do setor privado é outro fator decisivo para a administração gerencial.


    Fonte:

    PEREIRA, Luiz Carlos Bresser. Reforma do Estado e Administração Pública Gerencial. 4ª ed. 76 Brasília: FGV.,1996.


    Gabarito do Professor: Letra E.