SóProvas


ID
3262900
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Juiz de Fora - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Gleissolos são comuns nas baixadas úmidas, saturadas com água por períodos suficientes para que o ferro seja reduzido, removido, e o solo torne-se descolorido, com padrões acinzentados característicos. Qual é a sequência de conduta adequada para o seu manejo com fins conservacionistas?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Pergunta: Gleissolos são comuns nas baixadas úmidas, saturadas com água por períodos suficientes para que o ferro seja reduzido, removido, e o solo torne-se descolorido, com padrões acinzentados característicos. Qual é a sequência de conduta adequada para o seu manejo com fins conservacionistas?

    A) Drenagem; proteção contra inundações; construção de diques;

    B) Drenagem; licenciamento ambiental; extração de barro;

    C) Adequação legal; regularização ambiental; restauração florestal;

    D) Licenciamento ambiental; drenagem; extração de barro;

    E) Licenciamento ambiental; adubação; manejo de pastagens.

  • Eu não concordo com o gab não.... Para fins de conservação, a meu ver a letra A se enquadra melhor. Por que a construção de diques foi descartada por você Ramon? ...

  • Uso atual - Estes solos são mais cultivados com cana-de-açúcar e, em menores proporções, com arroz, algumas culturas de subsistência, pecuária de bovinos, caprinos e bubalinos, que tem como suporte alimentar as pastagens naturais ou plantadas.

    Potencialidades e limitações - Os Gleissolos apresentam limitações ao uso agrícola, devido à presença de lençol freático elevado e ao risco de inundações ou alagamentos frequentes. Apresentam em geral, fertilidade natural baixa à média, limitação moderada a forte ao uso de máquinas agrícolas, em condições naturais, devido o excesso d'água. Após drenados e corrigidas as deficiências químicas, esses solos prestam-se principalmente para pastagens, culturas anuais diversas, cana-de-açúcar, bananicultura e olericultura, entre outras.

    Fonte: http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/territorio_mata_sul_pernambucana/arvore/CONT000gt7eon7k02wx7ha087apz2kfhpkns.html