SóProvas


ID
3264328
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Bombinhas - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo em relação à Técnica de Semeadura Direta.

1. A técnica de semeadura direta é uma das formas de utilizar a regeneração artificial e consiste na deposição das sementes diretamente na área onde será estabelecido o povoamento florestal.
2. Essa técnica é indicada para espécies com sementes pequenas, com baixa produção e fáceis de coletar, bem como é utilizada em espécies que se desenvolvem bem em viveiros.
3. A técnica de semeadura direta apresenta as vantagens de ser mais barata e produzir plantas sem defeitos no sistema radicular, comparada com o processo de produção de mudas em viveiro.
4. Algumas desvantagens da técnica de semeadura direta são a necessidade de grande quantidade de sementes, a distribuição irregular dos povoamentos e a necessidade de maiores cuidados silviculturais.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa d

     

    Apenas a assertiva 2 está errada, pois a técnica de semeadura direta é indicada usar para todos os tipos de sementes, inclusive de forma simultânea: misturar as sementes pequenas com as grandes e plantar tudo ao mesmo tempo.

  • Questão retirada da apostila de Práticas Silviculturais da UFMT.

    Semeadura Direta

    (1)É uma das formas de utilizar a regeneração artificial e consiste na deposição das sementes diretamente na área onde será estabelecido o povoamento florestal. (2) Indicada para espécies com sementes grandes, com intensa produção e fáceis de coletar, ou que desenvolvem mal em viveiro.

    (3) Esta técnica apresenta as vantagens de ser mais barata e produzir plantas sem defeitos no sistema radicular, comparada com o processo de produção de mudas em viveiro. (4) Contudo apresenta desvantagens, pois é necessária uma grande quantidade de sementes, os povoamentos apresentam distribuição irregular; há necessidade de maiores cuidados silviculturais, pois o estágio de plântula é bastante sensível à competição, abafamento ou à ação de agentes danosos; finalmente pode ser necessária a operação de ressemeadura, normalmente de resultados menos satisfatórios que a semeadura, além de aumentar a irregularidade entre os indivíduos do povoamento.

    Por esta razão, alguns fatores que podem condicionar a utilização da semeadura direta que são: qualidade e a quantidade de sementes; estado do solo e da cobertura vegetal; condições climáticas após a semeadura; presença de agentes danosos e a qualidade da operação. Sementes de má qualidade ou pequena em quantidade, podem comprometer o resultado da germinação, considerando que as condições no campo são muito mais instáveis que nos viveiros, onde é possível controlar fatores como umidade, temperatura e luz. No campo o resultado da germinação pode ser muito inferior, razão da necessidade de trabalhar com uma maior quantidade de sementes e de qualidade."