Dengue, chikungunya e Zika são doenças de notificação compulsória e estão presentes na Lista Nacional de Notificação Compulsória de Doenças, Agravos e Eventos de Saúde Pública, unificada pela Portaria de Consolidação nº 4, de 28 de setembro de 2017, do Ministério da Saúde.
Arboviroses urbanas transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, chikungunya e Zika).
LETRA --D
Agente etiológico:
O agente etiológico é capaz de desencadear os sinais e os sintomas de uma patologia. Isso quer dizer que ele é o organismo causador da doença. Na AIDS, por exemplo, o agente etiológico é o vírus HIV. Já no caso da DOENÇA DE CHAGAS, o agente etiológico é o Trypanossoma cruzi.
Os principais agentes etiológicos conhecidos estão normalmente agrupados no grupo dos VÍRUS, BACTÉRIAS, PROTOZOÁRIOS, FUNGOS, PLATELMINTOS E NEMATELMINTOS.
Vetor:
Quando falamos que uma doença é transmitida por um vetor, estamos dizendo que, para que a patologia seja passada de um ser para outro, é necessário um veículo de transmissão. Os mosquitos são importantes vetores, como é o caso do Aedes aegypti, que leva o vírus causador da dengue, Zika, febre amarela e chikungunya.
Agente etiológico da Dengue, Chikungunya e Zika é o Vírus.
Eu acredito que a questão não foi anulada porque todas têm o vírus como Agente Etiológico, mas a Dengue é o Vírus (DENV), a Zika é o Vírus (ZKV) e a Chikungunya é o Vírus (CHIKV).
Gabarito D