SóProvas


ID
3264952
Banca
Fundação CEFETBAHIA
Órgão
Prefeitura de Cruz das Almas - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Em 30 de dezembro de 2010, foi publicada a Portaria nº 4.279, que estabelece as diretrizes para a organização das Redes de Atenção à Saúde (RAS), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo esta Portaria, as RAS são definidas como: “[...] arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado” (BRASIL, 2010). As RAS possuem características específicas. Considerando a definição sobre as Redes de Atenção à Saúde, é possível afirmar que a alternativa que se constitui, corretamente, como uma de suas características é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Caracteriza-se pela formação de relações horizontais entre os pontos de atenção com o centro de comunicação na Atenção Primária à Saúde (APS), pela centralidade nas necessidades em saúde de uma população, pela responsabilização na atenção contínua e integral, pelo cuidado multiprofissional, pelo compartilhamento de objetivos e compromissos com os resultados sanitários e econômicos.

    ? Fonte: Diretrizes para Organização das Redes de Atenção à Saúde do SUS.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • GABARITO: B

    a) a responsabilização por atenção contínua, independentemente de garantia de integralidade. → Errado. Segundo diz a referida Portaria, a integralidade é observada:

    "A Rede de Atenção à Saúde é definida como arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado"

    .

    b) o cuidado deve ser ofertado, exclusivamente, por profissionais de medicina e de enfermagem. → Errado. Como citei acima, o cuidado é integral não sendo, portanto, exclusivo dos profissionais de medicina e enfermagem.

    .

    c) a formação de relações horizontais entre os pontos de atenção, tendo a Atenção Básica como centro de comunicação. → Correto. Encontramos esse trecho na Portaria. Veja:

    "Caracteriza-se pela formação de relações horizontais entre os pontos de atenção com o centro de comunicação na Atenção Primária à Saúde (APS), pela centralidade nas necessidades em saúde de uma população, pela responsabilização na atenção contínua e integral, pelo cuidado multiprofissional, pelo compartilhamento de objetivos e compromissos com os resultados sanitários e econômicos."

    .

    d) o compartilhamento de objetivos e o compromisso prioritário com os resultados de ordem econômica, seguido do compromisso com os resultados sanitários. → Errado. Os compromissos não são seguidos, e sim, realizados ao mesmo tempo (veja a última linha do trecho que citei na alternativa anterior)

    .

    e) a centralidade nas decisões tomadas pela gestão, considerando, principalmente, o aporte de recursos destinado às ações de saúde em um dado território, atendendo, quando possível, às necessidades de saúde da população. → Errado. Não se atende à saúde "quando possível".

    Fonte: Portaria nº 4.279/2010