SóProvas


ID
3265231
Banca
FCM
Órgão
Prefeitura de Caranaíba - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Avalie o que se afirma sobre o autoexame das mamas.

I- O período indicado para a realização do autoexame é antes da menstruação.
II- O autoexame das mamas no homem é indicado quando ele apresenta história familiar de câncer de mama.
III- A observação da mama consiste em verificar se há secreção no mamilo, pregueamento, depressão ou descamação da pele.
IV- As variações do tecido mamário podem ser consideradas alterações normais durante o ciclo menstrual, a gravidez e o início da menopausa.
V- A autoconsciência das mamas se refere à atenção para a aparência e a sensação da mama, não devendo ser considerada no autoexame.

Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B. Mas discordo porque várias fontes indicam Auto exame depois da menstruação.

  • Segundo o INCA nem é mais recomendado auto exame das mamas.

  • Na menstruação a mama fica mais sensível, dolorida... totalmente incoerente!

  • Discordo, o AEM deve ser feito dps da menstruação por que geralmente elas são mais turgidas antes e tal, como assim...

  • Questão totalmente equivocada ainda mais em 2019, que segundo o INCA não indica mais o autoexame da mama.

    E mesmo quando era recomendado as orientações eram outras como o período da avaliação deveria ser fixo no mês após a menstruação.

  • No Brasil, a estratégia preconizada para o rastreamento de câncer de mama é a mamografa a cada dois anos para mulheres entre 50 e 69 anos.4 O autoexame das mamas, que foi muito estimulado no passado, não provou ser benéfco para a detecção precoce de tumores e por trazer falsa segurança, dúvida e excesso de exames invasivos.5 Portanto, não deve ser orientado para o reconhecimento de lesões6,7 embora possa ser recomendado para que a mulher tenha conhecimento de seu próprio corpo,5,8 devendo o profssional de saúde valorizar as queixas e percepções da paciente.7 O exame clínico das mamas não tem benefício bem estabelecido como rastreamento, devendo ser realizado no caso de queixas mamárias, como parte inicial da investigação.