SóProvas


ID
3265588
Banca
FCM
Órgão
Prefeitura de Caranaíba - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre animais peçonhentos.

( ) A presença de fosseta loreal, órgão termorregulador localizado entre o olho e a narina, caracteriza o grupo de serpentes peçonhentas de interesse médico no Brasil, onde se incluem os gêneros Bothrops, Crotalus, Lachesis e Micrurus.
( ) Todas as espécies de escorpiões possuem veneno e podem injetá-lo através do ferrão. A gravidade dos acidentes provocados por espécies perigosas varia conforme a quantidade de veneno injetada, o local da picada e a sensibilidade da pessoa ao veneno, que geralmente é maior quanto mais jovem for o indivíduo.
( ) As aranhas peçonhentas de interesse médico no Brasil são representadas pelos gêneros Loxosceles (aranha-marrom), Phoneutria (armadeira) e Latrodectus (viúva-negra), que apresentam aspectos biológicos e distribuição geográfica bastante distintos.
( ) O envenenamento pela lagarta do gênero Lonomia é usualmente pouco doloroso, podendo passar despercebido; após algumas horas, dor, eritema e edema na região do acidente tornam-se evidentes, com equimose central e áreas de palidez e eventualmente bolhas com conteúdo sero-hemorrágico; à palpação, nota-se área endurecida.
( ) O diagnóstico diferencial entre um acidente por escorpião e por aranha do gênero Loxosceles deve ser realizado nos casos em que não é possível obter a história de picada e/ou identificação do agente causal, uma vez que em ambos os acidentes o quadro local e sistêmico é semelhante.

De acordo com as afirmações, a sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • A fosseta loreal está presente nas serpentes da família Viperidae (Gêneros Bothrops, Crotalus e Lachesis), não estando presente nas serpentes da família Elapidae (Gênero Micrurus e Leptomicrurus), sendo a primeira afirmativa falsa.

    O envenenamento pela lagarta do gênero Lonomia causa queimação imediata após o contato, sendo a quarta afirmativa falsa.

    A última alternativa também está errada, pois o diagnóstico diferencial deve ser feito entre um acidente por escorpião e por aranha do gênero Phoneutria (aranha armadeira),  uma vez que em ambos os acidentes o quadro local e sistêmico é semelhante.