O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) é alimentado, principalmente, pela notificação e pela investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória, não sendo facultado a estados e municípios incluírem outros problemas de saúde, importantes em sua região.
(É facultado a estados e municípios incluírem outros problemas de saúde importantes em sua região)
Não é necessário realizar a notificação negativa no caso da não ocorrência de doenças de notificação compulsória, na área de abrangência da unidade de saúde, no SINAN; essa situação indica que os profissionais da área estão alertas para a ocorrência de tais eventos.
(É necessário realizar a notificação negativa semanal)
No Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), a declaração de óbito é o instrumento utilizado para a coleta de dados, porém não deve ser usada como fonte complementar para o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica, para não ocorrer dualidade de informações.
(Deve ser usada para vigilância epidemiológica)
A retroalimentação dos sistemas de informação em saúde deve ser considerada como um dos aspectos fundamentais para o contínuo processo de aperfeiçoamento, a gerência e o controle da qualidade dos dados; tal prática deve ocorrer nos seus diversos níveis, de modo sistemático, de forma a permitir a utilização das informações quando da tomada de decisão e nas atividades de planejamento. (correto)