SóProvas


ID
326602
Banca
IESES
Órgão
CRM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação ao software é CORRETO afirmar que:

I. Software gratuito ou freeware é qualquer programa de computador que pode ser utilizado livremente, não implicando no pagamento de licença de uso.

II. Software proprietário é qualquer programa de computador cuja utilização, cópia, redistribuição ou modificação são, em alguma medida, proibidos pelo seu criador ou distribuidor, implicando na aquisição de uma licença para tais finalidades.

III. Software livre é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e modificado sem nenhuma restrição.

IV. Software shareware é qualquer programa de computador disponibilizado gratuitamente, porém com algum tipo de limitação, quer sejam funcionalidades e/ou tempo de uso limitados, ao final do qual o usuário é requisitado a pagar uma quantia para acessar as funcionalidades completas ou poder continuar utilizando o programa.
A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Correta C

    Software proprietário é o oposto de software livre.
  • Software livre é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e modificado sem nenhuma restrição. Tive dúvidas nessa afirmação, haja vista que não basta ter acesso ao código fonte, mas deve-se  ter, inclusive, CONHECIMENTO. Vlwsta ter acesso  
  • Sem nenhuma restrição, e no caso da licença GPL que é obrigatório manter os direitos do autor. Isso não é uma restrição?
  • Um software é considerado como livre quando atende aos quatro tipos de liberdade para os usuários do software definidas pela Free Software Foundation:

    • Liberdade 0: A liberdade para executar o programa, para qualquer propósito;
    • Liberdade 1: A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades;
    • Liberdade 2: A liberdade de redistribuir cópias do programa de modo que você possa ajudar ao seu próximo;
    • Liberdade 3: A liberdade de modificar o programa e distribuir estas modificações, de modo que toda a comunidade se beneficie.

    Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para as liberdades 1, 2 e 3.
    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_livre

    Ou seja, para ser considerado Software livre ele não pode ter restrições pois tem que atender os quatro tipos de liberdade.

  • Sobre o ítem IV:

    Shareware é um programa de computador disponibilizado gratuitamente, porém com algum tipo de limitação. Sharewares geralmente possuem funcionalidades limitadas e/ou tempo de uso gratuito do software limitado, após o fim do qual o usuário é requisitado a pagar para acessar a funcionalidade completa ou poder continuar utilizando o programa. Um shareware está protegido por direitos autorais.

    Esse tipo de distribuição tem como objetivo comum divulgar o software, assim os usuários podem testá-lo antes da aquisição.


    Graça e Paz

  • Não concordo com o item II, pois mesmo adquirindo a licença do software proprietário eu não poderei copiá-lo, redistribuí-lo ou modificá-lo.
  • Eu também não concordo com a "II", pois o examinador colocou as características do software proprietário como exceção e na verdade nós sabemos que é a regra: é proibido cópia, redistribuição ou modificação .

  • Eu não concordo com a assertiva III ...

    Eis a definição que achei em um site governamental:

    Software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído com algumas restrições. A liberdade de tais diretrizes é central ao conceito, o qual se opõe ao conceito de software proprietário, mas não ao software que é vendido almejando lucro (software comercial). A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível.


    fonte: http://www.softwarelivre.gov.br/tire-suas-duvidas/o-que-e-software-livre
  • A letra c esta certa ou errada :

    pois  no sitio do governo esta esse conceito:

    Software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation  é qualquer programa de computador  que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído com algumas restrições.

    http://www.softwarelivre.gov.br/tire-suas-duvidas/o-que-e-software-livre

  • Não concordo com a I. " Software gratuito ou freeware é qualquer programa de computador que pode ser utilizado livremente" o Software gratuito ou freeware possui restrições de uso. 

  • Todas as assertivas estão corretas.

    GNU General Public License (Licença Pública Geral), GNU GPL ou simplesmente GPL, é a designação da licença para software livre e baseia-se em 4 liberdades:

    1 - executar o programa para qualquer propósito

    2 - estudar o código-fonte e adapta-lo as suas necessidades

    3 - distribuir cópias

    4 - melhorar o programa e distribuir essa melhorias.

    Software Livre é diferente de software em domínio público. O primeiro, quando utilizado em combinação com licenças típicas (como as licenças GPL e BSD), garante os direitos autorais do programador / organização. O segundo caso acontece quando o autor do software renuncia à propriedade do programa (e todos os direitos associados) e este se torna bem comum. Software Livre. O Linux como também o BrOffice são exemplos de softwares livres.

    Definições abaixo de Átila Rocha:

    Freeware

    Programas amparados por essa licença oferecem seus executáveis gratuitamente, sem qualquer limitação ou cobrança posterior. É o popular “software gratuito”, e muitas vezes são utilizados como estratégia de marketing (o desenvolvedor oferece uma versão free e outra paga, a qual apresenta mais recursos que a gratuita). Vale lembrar que somente os executáveis estão disponibilizados, e não seu código-fonte. Como exemplo, imagine que a Coca-Cola irá oferecer gratuitamente seu refrigerante aos consumidores, mas mesmo assim ninguém saberá como ela é feita. Isso porque a empresa não liberaria a fórmula do produto. Nesse exemplo, a fórmula da Coca-Cola seria o código-fonte.

    Adware

    Trata-se de um tipo de licença mais recente, popularizado com o surgimento da internet. Os softwares liberados sob ela são gratuitos, porém trazem junto consigo algum tipo de publicidade. Dependendo o software, o desenvolvedor também pode oferecer uma versão paga, sem as propagandas embutidas.

    Shareware

    Nessa licença estão categorizados os softwares que apresentam algum tipo de limitação. A idéia é justamente de mostrar ao usuário como o software trabalha, para que o mesmo adquira a versão completa (mediante pagamento), caso haja interesse. Baseadas nas limitações, podemos encontrar duas sub-categorias principais:

    Trial – Os programas oferecem todos os seus recursos, mas por um tempo limitado (geralmente de 15 a 30 dias);

    Demo  – Alguns recursos estão completos, sendo necessário pagar para usufruir dos restantes. Os jogos geralmente são divulgados sob essa licença.


  • Banca horrível. Item 1, 2 e 3 com erros inaceitaveis no conceito. 

    O item 2 mesmo é vergonhoso. II. Software proprietário é qualquer programa de computador cuja utilização, cópia, redistribuição ou modificação são, em alguma medida, proibidos pelo seu criador ou distribuidor, implicando na aquisição de uma licença para tais finalidades. 

    Imagina que eu compro um windows e agora eu posso fazer cópias e distribuir, vender pra quem eu quiser só porque o comprei. 

  • III. Software livre é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e modificado sem nenhuma restrição.

    Assertiva incorreta.

     A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código-fonte do programa disponível.

    Com a garantia dessas liberdades, a GPL (CopyLeft) permite que os programas sejam distribuídos e reaproveitados, mantendo, porém, os direitos do autor por forma a não permitir que essa informação seja usada de uma maneira que limite as liberdades originais. A licença não permite, por exemplo, que o código seja apoderado por outra pessoa, ou que sejam impostos sobre ele restrições que impeçam que seja distribuído da mesma maneira como foi adquirido.

    Sem nenhuma restrição e o cacete!!!

  • O enunciado da questão esta errado,

    O correto seria.

    Com relação ao software é MENOS ERRADO afirmar que: