SóProvas


ID
326704
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Do ponto de vista da prevenção de vírus, ao receber uma mensagem eletrônica (e-mail) de origem desconhecida com um arquivo anexo executável,

Alternativas
Comentários
  • Letra B.
    Entre as opções, a mensagem pode ser lida, mas o arquivo não deve ser executado.
    Em última análise, o ideal, caso existisse esta opção, por ser de origem desconhecida, a mensagem não deveria ser lida, tampouco o arquivo executado. Pelo menos é isto que faço com os e-mails que recebo, de remetentes que não estão na minha lista de contatos.
  • ALTERNATIVA CORRETA: LETRA B

    Sabe-se que as mensagens de e-mail são um excelente veículo de propagação de vírus, sobretudo por meio de arquivos anexos. Por isso, recomenda-se nunca baixar um arquivo tipo .exe (executáveis) ou outros suspeitos. 

    Não podemos esquecer que existem programas leitores de e-mails que podem estar configurados para executar automaticamente arquivos anexados às mensagens. Nesse caso, o simples fato de ler uma mensagem é suficiente para que o arquivo anexado seja executado.
  • Certamente minha classificação será "Ruim", mas a dica que dou, quando recebo e-mails (faço independente da origem do e-mail que recebo) que contenham anexos, é baixar o anexo - nunca abir logo - e passar o anti vírus. Já identifiquei trojans dessa forma.
  • caiu uma questão bem parecida a esta, mas em questoes do cespe
    e na alternativa correta era se for e-mail de desconhecido deve
    deletar sem nem abrir.
    Devemos focar nas questoes da banca da prova que
    iremos fazer
     

  • Sobre o comentário anterior. falar que se for e-mail de desconhecido devedeletar sem nem abrir é totalmente absurdo e eu tenho certeza que essa não era a questão correta.Pior opcão do que está é só abrir o e-mail e o arquivo.
  • Há controvérsias...

    Leiam o exato conteúdo do livro "Informática para passar" de Léo Matos, pg. 761.

    "Vírus de E-mail: Os primeiros vírus de e-mail utilizavam um anexo que ao ser executado enviava uma cópia sua para todos na lista de contatos do usuário. No final de 1999, surgiu uma versão mais poderosa de vítus de e-mail que ativava e propagava sem a abertura do anexo, meramente abrindo-se o e-mail, utilizava uma script 'código' que era aceito pelo próprio programa de e-mail."

    Bom, esse é o teor do livro, que comprova que a questão é polêmica.

  • Prezados, obviamente o melhor seria não ler nem abrir mensagens suspeitas, por todos os motivos citados pelos colegas acima
    Mas o melhor que a questão nos oferece é "a mensagem pode ser lida, mas o arquivo não deve ser executado."

    Esse "pode" nos dá a opção de ler ou não a mensagem, portanto marquemos essa.
    Bons estudos
  • OCERTO MRM EHO CARA NEM ABRIR NEM EXECUTAR NEM NADA HUAHAUHAUHAUHAU