Gab. C
NA ABORDAGEM TRADICIONAL:
Ø Predomina a suposição de que as pessoas são motivadas exclusivamente por incentivos salariais, financeiros e materiais;
Ø A remuneração obedece padrões rígidos e imutáveis, atende a processos padronizados de avaliação de cargos, dentro de uma política de generalização que se aplica a todos os funcionários – indistintamente – sem levar em conta suas diferenças individuais e desempenho.
Ø A remuneração é baseada no tempo e não no desempenho, com ênfase no passado do funcionário e em valores fixos e estatísticos.
NA ABORDAGEM MODERNA:
Ø Predomina a suposição de que as pessoas são motivadas por uma enorme variedade de incentivos (salários, objetivos, metas a atingir, satisfação no cargo e na organização, necessidade de auto-realização, etc)
Ø A remuneração obedece esquemas flexíveis, atende a processos personalizados, dentro de uma política de adequação às diferenças individuais entre as pessoas e seus desempenhos.
Ø A remuneração e baseada nas metas e resultados a serem alcançados pelas pessoas, com ênfase no desempenho futuro e em valores variáveis e flexíveis.
Livro Chiavenato, Idalberto, Gestão de Pessoas, 2ª edição, página 252. Ano 2004.