Existem dois tipos de sistemas de coordenadas no AutoCAD: retangular e polar. Em ambos os sistemas, as coordenadas podem ser absolutas (sempre com relação à origem do sistema retangular ou polar) ou relativas (a origem do sistema é transferida momentaneamente para o último ponto desenhado).
As coordenadas polares relativas são utilizadas quando souber a posição de um ponto em relação ao ponto anterior. Para especificar coordenadas relativas, preceda os valores de coordenada de um símbolo @. Por exemplo, inserindo @1<45
Já as coordenadas polares absolutas são utilizadas quando você conhece as coordenadas de distância e ângulo precisas do ponto. Para especificar coordenadas absolutas, preceda os valores de coordenada de um símbolo #.
Fonte: https://knowledge.autodesk.com/pt-br/support/autocad/learn-explore/caas/CloudHelp/cloudhelp/2018/PTB/AutoCAD-Core/files/GUID-58C1D97C-A9B3-4C3C-AC1B-95BE3DF2EDB9-htm.html
No AutoCAD, as coordenadas são indicadas com ponto decimal e separadas por vírgulas sem espaço, logo as coordenadas 1.5,2.0,0.0 (X,Y,Z) indicam 1.5 no eixo X, 2 no eixo Y e 0 no eixo Z.
Há três tipos de coordenadas no AutoCAD:
- Absolutas: X.xx,Y.yy,Z.zz, coordenadas em relação à origem (0,0,0)
- Relativas: @X.xx,Y.yy,Z.zz, coordenadas relativas ao último ponto fornecido
- Polares: @”Distância”<”Angulo”, coordenadas relativas ao último ponto fornecido
Toda coordenada é absoluta!
Como assim? Então as coordenadas relativas e polares não existem? Existem sim. A questão aqui é a interpretação. Se você tem um objeto desenhado ele está no plano cartesiano, logo, é possível identificar sua distância da coordenada 0 (zero), portanto, podemos identificar sua coordenada absoluta.
Fonte: https://qualificad.com.br/como-entender-coordenadas-2d/