SóProvas


ID
32725
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Em geral, a infra-estrutura de chaves pública e privada (ICP) utiliza algoritmos para colocar uma assinatura em uma mensagem e para criptografar a mensagem. Um algoritmo utilizado para assinar e outro para criptografar uma mensagem, são:

Alternativas
Comentários
  • MD5: Algoritmo criptográfico de Hash de 128 bits. Não é resistente à colisões, dessa forma não sendo adequado a certificados SSL ou assinaturas digitais dependentes dessa propriedade. Substituiu o MD4.SHA: Grupo de funções criptográficas hash desenhadas pela NSA. SHA-1 é bastante usado, porém em 2005 foram identificadas algumas possíveis vulnerabilidades matemáticas. Isso levou ao desenvolvimento do grupo de algorítmos de variante SHA-2, teoricamente mais seguro. RC4: Algoritmo de encriptação simétrica em fluxo bastante popular, usado em protocolos como SSL e WEP. Ainda que simples e rápido, é relativamente vulerável.3DES: Aplicação do algoritmo de encriptação simétrica três vezes em cada bloco, encriptando/decriptando com 2 ou 3 chaves diferentes.
  • Assinatura digital: SHA-1 e SHA-2 e MD5.

  • 3DES (Triplo DES), sigla para Triple Data Encryption Standard, é um padrão de  baseado em outro algoritmo de criptografia simétrica, o , desenvolvido pela  em  e adotado como padrão em 

    MD5 (Message-Digest algorithm 5) é uma função de dispersão criptográfica (ou ) de 128  unidirecional desenvolvido pela , descrito na , e muito utilizado por  com   (, ou , em inglês) na verificação de integridade de arquivos e logins.

  • assinatura digital - MD5, SHA-1

    criptografia simétrica - DES, AES, RC4

    criptografia assimétrica - RSA