SóProvas


ID
3272743
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A estabilidade da fase austenita em aços é aumentada pela adição dos seguintes elementos de liga:

Alternativas
Comentários
  • Alguns elementos tendem a deslocar as temperaturas de transformação, atuando no sentido de aumentar o campo austenítico (elementos austenitizantes ou gamagênicos) ou restringindo-o (elementos ferritizantes ou alfa gênicos) e desta maneira estabilizando a ferrita.

    Entre os elementos:

    Gamagênicos estão o Ni, C, Mn,N

    Alfagênicos o Cr, W,V,Al, Nb.

    Letra D

    No mais para agregar conteúdo, eu achei essa questão MUITO DIFÍCIL, porque o assunto não é tão simples e direto como eu comentei , após algumas pesquisas, achei isso:

    Influência dos elementos de liga nas ligas ferro-carbono

    Os sistemas de equilíbrio binários do ferro dividem-se em quatro categorias principais: sistemas de domínio g aberto e fechado, e sistemas de domínio g contraído e expandido. Segundo esta classificação, os elementos de liga podem influenciar o diagrama de equilíbrio de duas formas:

    · Expandindo o domínio austenítico e promovendo a formação de austenita até limites de composição mais amplos, aumentando a faixa de temperatura na qual a austenita é estável – são os elementos estabilizadores de austenita;

    · Contraindo o domínio austenítico e promovendo formação de ferrita até limites de composição mais amplos, restringem a formação da austenita, favorecendo a expansão do campo ferrítico – são os elementos estabilizadores de ferrita.

    A forma do diagrama depende da estrutura eletrônica dos elementos de liga, o que tem a ver com as posições relativas na tabela periódica.

    Classe 1: campo austenítico aberto - a este grupo pertencem elementos de liga importantes como o níquel, manganês, cobalto e os metais inertes rutênio, ródio, paládio, ósmio, irídio e platina. Tanto o níquel como o manganês, quando adicionados em concentrações suficientemente altas, eliminam por completo a fase ferro-a cúbica de corpo centrado e a substituem, até a temperatura ambiente, pela fase austenítica. Conseqüentemente, o níquel e o manganês são elementos úteis na formulação de aços austeníticos.

    Classe 2: campo austenítico expandido – o carbono e o nitrogênio são os elementos mais importantes deste grupo. O domínio da fase austenítica se expande, mas seu intervalo de existência é interrompido pela formação de compostos. O cobre, o zinco e o ouro têm efeito semelhante.

    Classe 3: campo austenítico fechado – muitos elementos restringem a formação do ferro austenitico, provocando a contração do campo austenítico, e originando uma pequena região designada ilha gama. O silício, o alumínio, o berílio e o fósforo, em conjunto com os elementos forte formadores de carbonetos titânio, vanádio, molibdênio e cromo se enquadram neste grupo.

    Classe 4: campo austenítico contraído – a ilha gama se contrai fortemente, mas há agora formação de compostos. O principal elemento deste grupo é o boro, em conjunto com tântalo, nióbio e zircônio, todos formadores de carbonetos.

    No mais, o básico é saber:

    Gamagênicos : Ni, C, Mn,N

    Alfagênicos: Cr, W,V, Al, Nb.

  • veja o diagrama de schaeffler

  • Alguns elementos tendem a deslocar as temperaturas de transformação, atuando no sentido de aumentar o campo austenítico (elementos austenitizantes ou gamagênicos) ou restringindo-o (elementos ferritizantes ou alfa gênicos) e desta maneira estabilizando a ferrita.

    Entre os elementos:

    Gamagênicos estão o Ni, C, Mn,N

    Alfagênicos o Cr, W,V,Al, Nb.