SóProvas


ID
3272764
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Uma característica marcante das curvas TTT, Tempo- -Temperatura-Transformação, para a precipitação da fase α no estado sólido a partir de uma matrix homogênea de fase β, é o formato em C da curva de início de precipitação.
Esse comportamento está associado ao processo de a(o)

Alternativas
Comentários
  • Alguém saberia explicar essa questão?

  • Arthur, essa questão enfeitou o pavão...

    A)   nucleação do precipitado depender de um superresfriamento abaixo da temperatura de equilíbrio entre as fases α e β, e o crescimento do precipitado depender da BAIXA difusividade presente em baixas temperaturas.

    B)   nucleação do precipitado não ( CLARO QUE DEPENDE) depender de um superresfriamento abaixo da temperatura de equilíbrio entre as fases α e β, e o crescimento do precipitado depender da elevada difusividade presente em baixas temperaturas.

    C)  nucleação do precipitado depender de um superresfriamento abaixo da temperatura de equilíbrio entre as fases α e β, e o crescimento do precipitado depender da baixa difusividade presente em baixas temperaturas.

    D)  crescimento do precipitado depender de um SUPERRESFRIAMENTO ABAIXO da temperatura de equilíbrio entre as fases α e β, e a nucleação do precipitado depender da baixa difusividade presente em baixas temperaturas.

    E)   crescimento do precipitado depender de um SUPERRESFRIAMENTO ABAIXO da temperatura de equilíbrio entre as fases α e β, e a nucleação do precipitado depender da BAIXA difusividade presente em baixas temperaturas.

    LETRA C

  • A curva tem formato de C porque a transformação é lenta logo abaixo da temperatura de transformação, sendo necessário um superresfriamento. Porém, se abaixar demais a temperatura, a transformação também demorará pela baixa difusividade em baixas temperaturas