SóProvas


ID
3272809
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Um conjunto de placas de aço comum provenientes de um mesmo lote foram empilhadas dentro de um galpão coberto para proteger as placas da chuva. O empilhamento deixa pequenas frestas entre as placas, e a umidade do local é extremamente elevada. Depois de meses, as placas foram retiradas do local para serem usadas e foi constatado que elas apresentavam na região central marcas de corrosão, mas não existia nenhuma corrosão perto das extremidades das placas, nem na placa que ficava no topo das demais.
Esse tipo de corrosão é classificado como corrosão por

Alternativas
Comentários
  • Pilhas de concentração e de aeração diferencial: Ocorrem respectivamente em condições em que um metal é exposto a diferentes concentrações de seus próprios íons ou de oxigênio. A região mais concentrada em íons será protegida, enquanto a menos concentrada sofrerá corrosão.

  • Esse tipo de pilha é constituído de um só material metálico em contato com um mesmo eletrólito, mas apresentando regiões com diferentes teores de gases dissolvidos. Essa pilha, por ocorrer com mais frequência em regiões diferentemente aeradas, pode também ser chamada de pilha por oxigenação diferencial. A região menos aerada funciona como anodo devido à diferença de concentração do oxigênio, que forma uma diferença de potencial, ocasionando o processo corrosivo.

    As reações ocorrem conforme abaixo: 

    Na área anódica:

    Fe à Fe²⁺ + 2e

    Na área Catódica:

    H₂O + 2e + ¹/₂O à 2OH

    A região afetada por esse tipo de corrosão está situada entre a área anódica e a área catódica. O produto de corrosão se forma através da seguinte reação:

    Fe²⁺ + 2OH⁻ à Fe(OH) ₂

    Resp: E

    Tmj galera, bons estudos!!!