Obrigado, Alexandre!
Refino Secundário
Ocorre na panela e no lingotamento. Cada aço apresenta sua própria temperatura de vazamento, que varia de acordo com a composição química, principalmente, e que influi na microestrutura. Há duas possibilidades: uniformização da temperatura ou reaquecimento.
O aço acalmado pode formar rechupe: isso é resolvido no reaquecimento, com o uso de cabeça quente. Coagulação: partículas da mesma fase se juntam. Coalescência: uma partícula é absorvida por outra, geralmente maior. Cerca de 40 % do alumínio são perdidos, quando este elemento é adicionado à temperatura de vazamento. No caso do silício estas perdas são da ordem de 5 % e no caso do cromo aproximadamente 3 %. Quando é realizado o acerto de composição química, com adições de elementos especiais, deve-se tomar cuidado com: o enxofre (limite de teor inferior a 0,005 %), a desfosforação, a diminuição do teor de hidrogênio e a descarburação: na panela.
A viscosidade das fases líquida cai com o aumento da temperatura. Material isolante adicionado: mica e escórias sintéticas: CaO, SiOP2, Al2O3 e FeO; são adicionados sobre o banho na panela, mantendo a temperatura, mas sem diminuir a fluidez. Na panela devem ser controlados: os teores de C, s, P, gases e desoxidação.
LETRA E